Jovens de Cerveira querem reativar associação de guidismo

2015/02/20

A Associação Guias de Portugal, Secretariado Regional de Viana do Castelo promove, este domingo, em Vila Nova de Cerveira, uma atividade regional para assinalar o Dia Mundial do Pensamento, prevendo-se a presença de 250 guias. Iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal, visa divulgar o processo de reabertura da 1ª Companhia de Vila Nova de Cerveira.
Desativada desde 1993, esta associação cerveirense de guidismo está a renascer, integrando já neste momento 18 jovens do concelho. Para averiguar o interesse de mais guias, a Associação Guias de Portugal, Secretariado Regional de Viana do Castelo, está a organizar um conjunto de atividades na ‘Vila das Artes’, como é o caso deste domingo.
Do programa consta a realização da cerimónia designada ‘Ferradura Oficial’ que ocupará o Auditório Municipal entre as 09h00 e as 12h30. Da parte de tarde, está prevista a celebração de Eucaristia e a organização de jogos temáticos pelo centro histórico de Vila Nova de Cerveira. Não obstante, e com o intuito de partilhar e dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela associação, o Largo do Terreiro também acolherá, ao longo de todo o dia, uma pequena exposição guidista.
Constituída só por elementos femininos, esta é uma associação de educação não formal, cujo método adotado versa sobre a pedagogia do jogo e convívio, colocando ênfase nos conceitos de vivência em grupo e ao ar livre. São criados pequenos nichos ou patrulhas consoante a idade que participam em diversas atividades, nomeadamente acampamentos e acantonamentos.
Com incidência nos concelhos de Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo, a Associação Guias de Portugal está apostada em reabrir o processo da 1ª Companhia de Cerveira. A partir dos seis anos, as jovens cerveirenses interessadas neste projeto devem contactar o Secretariado Regional de Viana do Castelo da associação, através do email: comi.reg.vc.agp@gmail.com