Centro de Rastreio COVID-19 de Valença serve os cinco concelhos do Vale do Minho

2020/04/07

Já entrou em funcionamento, esta terça-feira, 7 de abril, o Centro de Rastreio COVID-19 “DRIVE THRU”, nos espaços envolventes à Antiga Alfândega, em Valença, e que abrange as populações concelhos de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira.

Numa iniciativa da ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho e da CIM Alto Minho, este centro tem capacidade para realizar até 30 testes por dia para casos suspeitos de COVID-19, mediante prescrição médica. O Centro de Rastreios COVID-19 do Vale do Minho funciona às terças e quinta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, sendo que as pessoas só se deslocam após agendar a presença, através da receção de um SMS com a hora específica. O doente desloca-se ao centro seguindo as indicações dos técnicos de saúde.

Todos os testes serão apenas realizados mediante a apresentação da prescrição médica do Serviço Nacional de Saúde (médico de família do Centro de Saúde local), sendo gratuito para o utente, ou através de requisição médica de instituição de saúde privada que, nestes casos, terá custos para o utente, ou seja, não tem qualquer comparticipação do Serviço Nacional de Saúde. Após análise, os resultados do teste são enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública.

De sublinhar que o Alto Minho tem três Centros de Rastreio COVID-19 “DRIVE THRU”, localizados estrategicamente em Valença, Viana do Castelo e Ponte de Lima para abranger todo o território alto-minhoto.

A criação destes centros de despiste da doença provocada pelo novo coronavírus foi comunicada às comunidades intermunicipais da região norte pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N). O objetivo destes centros é o de aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais.

Créditos da Fotografia: Município de Valença

#covid19