‘NÃO LUGAR’ – Teatro de Marionetas com estreia em Cerveira

2015/02/18

As Comédias do Minho apresentam NÃO LUGAR, um espetáculo de teatro de marionetas criado por Gonçalo Fonseca, com estreia no Município de Vila Nova de Cerveira, entre 26 de Fevereiro e 01 de março. Entrada livre.
‘NÃO LUGAR’ nasce de um desejo antigo de manipulação não só de marionetas como também do próprio espaço. Neste espetáculo, os intérpretes manipulam, constroem, destroem e alteram toda a cena, tornando este lugar, ou não lugar, uma verdadeira metamorfose cénica.
O trabalho da Comédias do Minho vai muito para além da cena: começa na oficina, de martelo e prego na mão, onde é construído o cenário, as marionetas e todos os mecanismos usados. Pode parecer apenas um pormenor, mas inicia-se aqui o processo de trabalho. O conhecimento sobre a matéria permite uma apropriação e um entendimento mais profundo sobre o que é manipulado.
Gonçalo Fonseca define os não lugares como “um produto dos tempos modernos, são como que um efeito secundário do excesso de tempo, de espaço e de ego. São o contrário dos lugares, não têm identidade, história ou relação urbana. São espaços temporários de passagem, comunicação e consumo. Representam o declínio do homem público e a ascensão do homem egoísta e obsessivo, camuflado pelos cartões de crédito, pins, códigos e passwords que criam solidão e alienação”.
‘NÃO LUGAR’ tem estreia agendada em Vila Nova de Cerveira para dia 26 de fevereiro, na Junta de Freguesia de Sapardos, às 21h00; dia 27 na Junta de Freguesia de Mentrestido pelas 21h30; dia 28 no Castelo de Cerveira às 21h30 e encerra a 01 de março na Junta de Freguesia de Vila Meã/Campos, às 15h30. Espetáculo tem entrada gratuita.