Passar para o Conteúdo Principal

Autarquia e entidades regionais garantem testes de rastreio a colaboradores de todas as IPSS’s

Testes covid2 1 980 2500
2020/05/04

Todos os colaboradores dos dois lares de idosos do concelho de Vila Nova de Cerveira – Santa Casa da Misericórdia e Centro Paroquial de Reboreda - foram testados ao novo coronavírus COVID-19, resultado de uma operação logística articulada entre a Autoridade de Saúde do Norte, o agrupamento de centro de saúde, o centro distrital de segurança social, a Proteção Civil, o INEM, a Cruz Vermelha e a autarquia. Numa primeira fase, a Câmara Municipal já tinha garantido a realização de testes às equipas que prestam serviço em rotatividade semanal/quinzenal, assim como se disponibiliza para pagar testes de rastreio aos colaboradores dos centros de dia de Covas, de Campos, de Gondarém e da ADSL.

Após sucessivos apelos, entre os quais da CIM Alto Minho, para priorizar os lares de idosos na contenção à pandemia COVID-19, o Governo anunciou, a meados de abril, um esforço redobrado de testes para mais de 20 mil funcionários de lares do Norte do país, de forma a garantir uma maior segurança aos mais de 25 mil idosos institucionalizados.

O executivo municipal de Vila Nova de Cerveira tem vindo a acompanhar diariamente, e desde a primeira hora, as necessidades e preocupações manifestadas pelas direções dos lares de idosos do concelho provocadas pelo surto do COVID-19, disponibilizando o apoio dos serviços sociais municipais, a entrega de material de higienização e de proteção individual (máscaras, EPI’s, luvas, gel desinfetantes, entre outros), assim como a realização de testes de rastreio aos colaboradores que se encontram a fazer turnos semanais/quinzenais em espelho, procurando minimizar qualquer risco de contágio e conferindo uma maior confiança a profissionais e utentes.

No que diz respeito às instituições que prestam apoio domiciliário, e caso a ARS Norte ou Segurança Social não alargue esta medida preventiva, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já mostrou disponibilidade para realizar testes de rastreio a colaboradores que estejam a prestar serviço no terreno, mediante as necessidades de cada IPSS.

Até ao momento, o concelho tem 9 casos confirmados, dos quais cinco ativos e quatro recuperados, nenhum deles reportado a lar de idosos. Há a lamentar o registo de um óbito de um munícipe que se encontrava institucionalizado num lar de idosos fora do concelho.

#covid19
Gabinete de Comunicação