Passar para o Conteúdo Principal

Investimento de 700 mil euros leva saneamento à Freguesia de Sopo

Sopo2 1 980 2500
2020/05/07

Arranca, na segunda-feira, 11 de maio, a 1ª fase da empreitada que vai dotar a Freguesia de Sopo de saneamento básico. A rede de drenagem projetada de raiz prevê a construção de cerca de 7kms de rede gravítica, abrangendo 230 dos 447 alojamentos (Censos de 2011), correspondente a uma cobertura de 51%. Obra orçada em 700 mil euros resulta de uma candidatura do Município de Vila nova de Cerveira em parceria com as Águas do Alto Minho ao POSEUR.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem continuado a apostar na expansão da rede de drenagem de águas residuais, através de investimentos significativos, mas essenciais na garantia de um serviço de qualidade em prol do bem-estar das populações e da melhoria da qualidade ambiental do concelho.

Com a presente empreitada de Sopo (1ª fase), com previsão de conclusão num período de 1 ano, o serviço de recolha de águas residuais domésticas abrange, em termos de acessibilidade física, próximo dos 80% da população concelhia, ficando a faltar algumas das freguesias mais distantes da sede do concelho - Sapardos, Mentrestido, Candemil e Gondar -, assim como alguns pequenos troços identificados noutras localidades.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “a conclusão da rede de saneamento no concelho, atingindo uma taxa de cobertura próxima dos 100%, tem sido um dos principais esforços, nunca desperdiçando uma oportunidade para melhorar as condições atuais e de garantir um futuro de qualidade”. Contudo, e “não sendo possível alcançar este objetivo a curto-prazo pela instalação de águas residuais nos moldes atuais (instalação física de condutas de drenagem direta nas habitações), Fernando Nogueira admite “uma mudança de paradigma, à semelhança do que acontece em outros territórios europeus, e que se traduz na melhoria e reforço das fossa séticas com o sistema regular de recolha dos efluentes”.

De sublinhar que a adesão do Município de Vila Nova de Cerveira à empresa Águas do Alto Minho tem como finalidade fundamental a realização imediata de um avultado leque de investimentos através de candidaturas ao POSEUR (CUA – Ciclo Urbano da Água) superior a 6ME.

#obras#saneamento
Gabinete de Comunicação