Município subscreve “Compromisso Vale do Minho: Abordagem 2020”

2015/02/13

Assegurando a concretização e a implementação da estratégia do Vale do Minho: abordagem LEADER 2020, Vila Nova de Cerveira assinou, esta quarta-feira, um compromisso concertado para a dinamização deste território nos próximos anos. Cerimónia pública decorreu em Melgaço e contou com a presença do presidente da autarquia cerveirense, Fernando Nogueira.
A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, entidade gestora deste projeto, tem vindo a desenvolver, em parceria com os principais atores regionais, uma Estratégia Local de Desenvolvimento na temática Rural – Vale do Minho: Abordagem 2020”, tendo como objetivo consensualizar uma visão para o território do Vale do Minho.
O “Compromisso Vale do Minho: abordagem LEADER 2020” define as responsabilidades respetivas no processo de conceção, elaboração e implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) para este território, a implementar no período de 2014-2020, promovendo a concertação e a convergência alargada dos atores locais, baseada numa metodologia abrangente, multidisciplinar e integradora de ideias e projetos.
Neste momento, decorre a elaboração de uma candidatura à pré-qualificação dos GAL’s e, na sequência deste processo e de forma a assegurar a dinamização e viabilidade da Macro Estratégia para o Vale do Minho para uma segunda fase mais detalhada e pormenorizada, a Adriminho tem procurado evidenciar a sua parceria, reforçando o compromisso entre todos os associados, bem como com outras instituições públicas, privadas e associativas fundamentais para a concretização das prioridades identificadas.
A vigência deste Compromisso, subscrito entre outras entidades pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, decorre desde a sua celebração no dia 11 de fevereiro de 2015 até ao final de execução e implementação da DLBC Vale do Minho: abordagem LEADER 2020.