Antigo Quartel dos Bombeiros em pleno centro histórico será adaptado a Edifício de Cultura e Inovação num investimento de 1.2ME

2020/06/19

Pela dimensão e pela localização estratégica, há vários anos que a reabilitação do Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira era uma prioridade para o atual executivo municipal, com o objetivo de instalar a nova Biblioteca Municipal e acolher os Serviços Municipais de Intervenção Social (SMIS) e a Segurança Social. Após uma reprogramação física, temporal e financeira, a candidatura, aprovada em maio de 2019, aloca um investimento total superior a 1.2ME e cujo início de execução está previsto para entre os meses de setembro ou outubro.

Para o edil cerveirense, trata-se de uma obra há muito desejada que, por um lado, “dá vida a um espaço emblemático e muito bem localizado e, por outro lado, vai solucionar alguns constrangimentos provocados pela urgente deslocalização dos Serviços Municipais de Intervenção Social e dos serviços da Segurança Social que, atualmente, estão instalados em imóveis que, a curto prazo, serão demolidos para executar a 2.ª fase da requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, onde nascerá um amplo campus escolar”.

Fernando Nogueira vê ainda esta reabilitação como uma oportunidade para construir uma nova e moderna Biblioteca Municipal, “num espaço mais adequado à realidade atual, em termos de acessibilidade, estética e funcionalidade, libertando o histórico imóvel do Solar dos Castros para preparar uma possível candidatura para acolher o Museu da Bienal de Cerveira, em plena ‘sala de visitas’ do concelho”.

Com o lançamento de concurso previsto para o mês de julho, a intervenção no Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários visa uma recuperação generalizada do interior do imóvel localizado à entrada do centro histórico, de modo a definir as novas valências com espaços amplos e áreas generosas que respondam às exigências atuais da prestação de um serviço público de qualidade, ao nível de acessibilidade, de segurança e de comodidade.

De acordo com o projeto, o rés-do-chão será totalmente ocupado, mantendo o funcionamento independente ou integrado do Cineteatro de Cerveira e garantindo a polivalência do piso superior para fins culturais, recreativos e de associativismo, sendo necessárias alterações mínimas de compartimentação interior e da cobertura. As técnicas construtivas aplicadas serão adequadas e os materiais apropriados para evitar o recurso a equipamentos consumidores de energias não renováveis e, por consequência, mais dispendiosos.

Com uma duração prevista de oito meses, a empreitada aloca um investimento total de 1.2ME, com um montante elegível de 740 mil euros e uma comparticipação comunitária de 85% (628 mil euros) do FEDER, através do Programa Operacional NORTE 2020.

#bibliotecamunicipal#empreitada#SMIS
Gabinete de Comunicação