Passar para o Conteúdo Principal

Abertas inscrições para o Concurso Internacional da XVIII Bienal de Arte

Abertas inscri  es para o concurso internacional da xviii bienal de arte 1 980 2500
2015/02/09

A Fundação Bienal de Cerveira abriu o Concurso Internacional no âmbito da XVIII Bienal de Arte de Cerveira. “Olhar o passado para construir o futuro” é o tema deste ano da mais antiga bienal de arte do país, que irá decorrer de 18 Julho a 19 Setembro de 2015.
O concurso é destinado artistas de todo o mundo, sendo que cada concorrente tem de apresentar, para além da(s) obra(s) a concurso, um portfólio com fotografias de trabalhos da sua carreira artística, um currículo completo e uma memória descritiva sobre a integração da sua proposta no contexto do tema proposto. Será dada preferência às obras que reflitam a cultura e tradição do país de origem dos artistas concorrentes, numa interpretação contemporânea. Pretende-se, desta forma, estabelecer um diálogo mais enriquecedor entre os concorrentes e o público em geral. As candidaturas deverão dar entrada no Gabinete da Bienal de Cerveira de 3 de fevereiro e até 14 março 2015.
O formato, adotado desde a primeira Bienal, será mantido em 2015 de acordo com o objetivo a que se propõe desde 1978: um local de encontro, debate e investigação de Arte Contemporânea, num programa concertado com o Ensino Superior das Artes a nível Europeu. O evento envolve assim: Concurso Internacional; representações de Universidades, Escolas Superiores e Politécnicos das áreas artísticas, com apresentação dos departamentos de investigação artística e as produções de alunos e professores; Artistas Convidados nacionais e estrangeiros com curadorias nacionais e internacionais; Artistas Homenageados; espetáculos de luz e som interiores e exteriores; Conferências e Debates de abril a novembro; Ateliers e Workshops; Visitas Guiadas; entre outros.