Passar para o Conteúdo Principal

O Homem, O Político e O Covense: Faleceu o Presidente da Junta de Freguesia de Covas

105677188 193517395375565 6422486335915806356 n 1 980 2500
2020/06/26

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, em reunião desta sexta-feira, um Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Rui Manuel de Sousa Esteves, Presidente da Junta de Freguesia de Covas, no concelho de Vila Nova de Cerveira, em funções desde 2009. Executivo reconhece a obra edificada e a sua luta pela causa pública, agradecendo o trabalho e o mérito com que sempre e tanto dignificou o nome de Vila Nova de Cerveira.

Rui Manuel de Sousa Esteves, nascido a 2 de março de 1954, em Covas, Vila Nova de Cerveira, faleceu esta sexta-feira, 26 de junho, vítima de doença prolongada, deixando um enorme vazio para quem o conhecia e lidava diariamente, quer no círculo de amigos, quer na vida profissional e política. Dedicou a sua vida à democracia, às causas humanitárias, sociais e desportivas, lutando pelos seus princípios e ideais através de um enorme espírito de iniciativa, sem receios de dar o primeiro passo.

Com um grande poder de oratória, Rui Manuel de Sousa Esteves era conhecido pelos discursos expressivos, fortes, improvisados e, muitas vezes, emotivos quando a causa era a sua terra e as suas gentes. Era um Homem que, como ele próprio se definia, “tinha o coração na boca” quando a luta e a defesa era a Freguesia de Covas e os Covenses, Vila Nova de Cerveira e os Cerveirenses.

Com formação jurídica tirada no Brasil e, posterior, equivalência reconhecida pela Ordem dos Advogados de Portugal, Rui Manuel de Sousa Esteves desempenhou vários cargos dando um enorme contributo em prol do desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Cerveira, sempre com uma atitude séria, dinâmica e proativa.

Com grande intervenção na comunidade, Rui Manuel de Sousa Esteves dirigiu o Grupo de Jovens que, após o 25 de Abril de 1974 desempenhou uma importante ação na politização da população. Foi ensaiador do Grupo de Teatro de Covas, foi catequista e animador das celebrações religiosas, tocando órgão, desempenhou cargo de chefia no Agrupamento de Escuteiros de Covas e foi redator do Jornal Serra e Vale.

Na vida associativa ocupou os cargos de Vice-Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Nova de Cerveira (1998-2000), de Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Nova de Cerveira (2001-2012), de Presidente da Associação Desportiva de Campos, de Presidente de uma Comissão Administrativa do Clube Desportivo de Cerveira. Foi ainda mentor e fundador daquela quer era ‘a menina dos seus olhos’, a Unidade Local de Covas (ULC), um projeto pioneiro e único no distrito de Viana do Castelo, criado em 2010 pela Junta de Freguesia de Covas, tendo dado origem a uma associação com personalidade jurídica.

No percurso profissional, e antes de ter iniciado funções na Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira (2003), Rui Manuel de Sousa Esteves liderou o ‘Cerveira Fraterna – Projeto de Luta Contra a Pobreza’ (1997 – 2002) e assumiu o cargo de primeiro Coordenador da Rede Social de Vila Nova de Cerveira (2002).

Na política, Rui Manuel de Sousa Esteves destaca-se o vasto currículo ao serviço da causa pública: foi fundador do primeiro movimento independente de Cerveira, o CAPI - Covas Ação Política Independente, foi deputado da Assembleia de Freguesia de Covas e da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira, e líder da bancada do Partido Socialista. Em 2009-2013 e 2013-2107 foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Covas pelo Partido Socialista e, após reativação dos movimentos independentes, foi reeleito Presidente da Junta de Freguesia de Covas, como independente, no mandato autárquico de 2017-2021, estando, atualmente, a exercer à data o terceiro mandato e, por inerência, foi e ainda era membro da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira.

#covas#voodepesar
Gabinete de Comunicação