Realizada limpeza de 130ha de rede primária e 30kms de rede viária florestal

2020/07/03

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta concretizaram, ao longo deste semestre de 2020, uma profícua parceria em prol da proteção e defesa da floresta contra incêndios. No total, foram realizadas várias intervenções de melhoramento na rede viária florestal e na rede primária do concelho.

Os trabalhos realizados consistiram na limpeza e no alargamento de 30kms da rede viária florestal, assim como a colocação de 160 metros de travessia de águas. Fruto ainda de uma candidatura submetida pelo ICNF a fundos comunitários foi ainda possível avançar com a instalação de 130ha de Rede Primária em Vila Nova de Cerveira, contemplando as freguesias a União de Freguesias de Candemil e Gondar, a União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, e as freguesias de Covas, Loivo e Sopo.

Apesar de concretizadas todas estas ações no terreno, e de os particulares, de uma forma geral, também darem cumprimento à legislação, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já manifestou publicamente a sua preocupação para com a perda de um meio aéreo de combate a incêndios na região do Alto Minho. Fernando Nogueira alertou que o concelho cerveirense poderá ficar duplamente prejudicado pois, em caso de ocorrências graves em simultâneo, o destacamento com caráter extraordinário de um meio aéreo oriundo de outro distrito não tem a mesma primeira intervenção por razões de autonomia e tempo de operacionalidade do aparelho.

Em 2018, o concelho de Vila Nova de Cerveira integrava a lista dos 20 concelhos com maior risco de incêndios pelas condições naturais e especificidades da orografia. O autarca assegura que, “apesar de todos os esforços de limpeza encetados, o risco não tem diminuído, antes pelo contrário, tem aumentado porque o combustível acumula de ano para ano, e com um Inverno e Primavera muito chuvosos, vai dar origem a uma maior quantidade de manta morta, potenciando a perigosidade do risco de ocorrência de incêndios”.

#proteçãocivil#ICNF#prevençãoflorestal
Gabinete de Comunicação