Autarquia lança concurso público para 2ª fase da requalificação da Escola Básica e Secundária

2020/07/23

Foi aprovada, por unanimidade, em reunião de câmara da passada sexta-feira, 17 de julho, a abertura de concurso público para a empreitada de Requalificação Global da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (2.ª fase), com um prazo de execução de 15 meses. No conjunto das duas intervenções, o investimento total rondará os 3ME.

Com previsão de publicação do Aviso do Procedimento em Diário da República até ao dia 31 de julho, o objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira é que os trabalhos avancem no terreno até ao final do corrente ano, dada a dimensão e a importância da obra no seio da comunidade escolar.

A candidatura da 2ª fase, entretanto aprovada pela Autoridade de Gestão do Programa Norte 2020, consiste na construção de raiz de um edifício designado como Centro de Recursos composto por biblioteca/auditório para capacidade para 119 lugares sentados, a construção de um edifício de apoio ao ensino articulado de música, a ampliação do espaço de refeitório, a cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio exteriores, o reforço das condições de segurança e de acessibilidades, bem como a adaptação à eficiência energética.

No entanto, e para fazer face a alguns problemas imediatos de segurança e de comodidade, a Câmara Municipal concretizou, em 2018, uma 1ª fase de requalificação, trabalhos que incidiram na retirada de todo o amianto, na construção da nova portaria na entrada sul, e na melhoria das condições de conforto térmico, através da implementação de um sistema de isolamento pelo exterior.

No total das duas fases, o investimento global deve aproximar-se dos 3ME, com um financiamento de cerca de 92 mil euros do FEDER e de 8 mil euros do Ministério da Educação na 1ª fase, e de 1.2ME do FEDER e de cerca de 106 mil euros da tutela respeitante à na 2ª fase, cabendo ao Município cerveirense suportar a restante verba necessária.

Construída em 1991, a Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira conta, atualmente, com cerca de 600 alunos.

#educação#escola#obras
Gabinete de Comunicação