Europa reconhece qualidade turística do Alto Minho

2020/07/24

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira hasteou as três bandeiras correspondentes aos mais importantes galardões distintivos da qualidade turística atribuídos à região alto-minhota, nomeadamente o Green Destinations, QualityCoast Platina e Estação Náutica. Reconhecimento com assinatura da Europa gratifica o Alto Minho pela sua “excelência na gestão de destinos sustentáveis”.

A região do Alto Minho foi a primeira NUT III de Portugal a ser recompensada com platina, de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável. Orgulhosamente, os 10 municípios do Alto Minho hastearam as bandeiras resultantes desta distinção em torno das políticas de sustentabilidade que abrangem várias dimensões tal como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.

Já em 2019, o Alto Minho revalidou a honra em fazer parte do top 100 Sustainable Destination, depois de, em 2018, ter sido alcançado pela primeira vez. Este ano, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho entregou uma candidatura à Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.

Recorde-se que o Alto Minho é uma das regiões destacadas com o selo QualityCoast, um programa que sinaliza, a nível mundial, um conjunto de regiões que partilha os valores de preservação e sustentabilidade ambiental, requalificação patrimonial, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável do turismo. A região foi ainda destacada entre os 100 Melhores Destinos verdes do Mundo e, desde 2015, possui o galardão CETS – Carta Europeia de Turismo Sustentável, outorgado pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – Federação EUROPARC aos espaços protegidos e/ou classificados que se comprometem a desenvolver um turismo de qualidade.

#cimaltominho#turismo#altominho
Gabinete de Comunicação