Passar para o Conteúdo Principal

Lampreia do rio Minho à mesa da restauração de Vila Nova de Cerveira

Lampreia do rio minho   mesa da restaura  o de vila nova de cerveira 1 980 2500
2015/02/04

Durante os fins de semana de fevereiro e março, 14 restaurantes do concelho cerveirense aderem à iniciativa “Lampreia do rio Minho – um Prato de excelência”, organizada pela Adriminho com o apoio dos seis municípios do Vale do Minho. Para além da degustação desta iguaria típica, há ainda um vasto programa de animação associado.
Receitas mais tradicionais baseadas em segredos transmitidos de geração em geração ou aquelas mais inovadoras. O convite vai no sentido de degustar as múltiplas formas de confecionar a lampreia, rainha desta época. Paralelamente, o evento contempla inúmeras atividades para tornar os fins de semana pela ‘Vila das Artes’ não só saborosos, mas também agradáveis e dinâmicos. 
Do vasto programa de animação, destaque para a exposição patente no Aquamuseu dedicada às “Artes de pesca da lampreia do rio Minho’; a folia do Carnaval com o Desfile das Escolas, na sexta-feira 13 à tarde, o Carnaval no Castelo, no dia 14 à noite; também para assinalar o Dia dos Namorados, traga a sua cara-metade a Vila Nova de Cerveira para degustar a lampreia e assistir à iniciativa ‘Namorar Cerveira’; em março há os ETC… Encontros de Teatro de Cerveira. Além das atividades programadas na agenda municipal, Vila Nova de Cerveira oferece ainda uma beleza natural que deve ser descoberta, bem como a arte ao ar livre e em museus, as feiras semanais, de artesanato e a de artes e velharias. 
A iniciativa “Lampreia do rio Minho – um prato de excelência” é um projeto da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho - ADRIMINHO, em parceria com os municípios do Vale do Minho, que já vai na VI edição e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho como um destino gastronómico de excelência.