Passar para o Conteúdo Principal

Paulo Hernâni replica escultura ‘Idosa’ para bronze

Img 1115555 1 980 2500
2020/08/07

‘Idosa’ é uma escultura em gesso muito acarinhada em Vila Nova de Cerveira, pela dimensão real e pelo estado de espírito que transmite, e que, muito recentemente, o seu autor, o artista plástico portuense Paulo Hernâni, concretizou a sua passagem para bronze. As duas peças encontram-se expostas nos serviços de receção da Câmara e da Biblioteca Municipal.

Em 1996, o artista Paulo Hernâni executou o seu primeiro trabalho escultórico à escala real, de uma figura humana anónima. A ‘Idosa’ captou, de imediato, as atenções e, em 1998, o Professor Henrique Silva, um dos fundadores da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, incitou o autor a trazê-la para a ‘Vila das Artes’ e, desde então, por cá ficou.

No entanto, com o passar dos anos, o material – gesso – começou a apresentar sinais de deterioração, pelo que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira solicitou ao autor a sua reparação, além de o desafiar para fazer uma réplica num outro material, considerado mais resistente, e contribuindo para o enriquecimento do património artístico-cultural de Vila Noa de Cerveira. A peça em bronze já se encontra na receção da Biblioteca Municipal, e a original, em gesso, retomará em breve o seu local, a receção da Câmara Municipal.

A curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas, Doutora Helena Mendes Pereira, redigiu um texto sobre o trabalho de Paulo Hernâni, no qual descreve a ‘Idosa’: “No espaço de receção do edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira encontramo-nos frente a frente com uma idosa que espera. A cabeça cai-lhe sobre o tronco e as mãos repousam sobre o ventre”.

Paulo Hernâni nasceu Porto, em 1962, licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (atual FBAUP) e a sua obra vai do desenho à escultura, passando também pela pintura, cerâmica e ilustração. A sua obra e presença são uma constante nas sucessivas edições da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, somando já quase 30 anos de carreira, colecionando prémios e tendo participado em dezenas de exposições individuais e coletivas.

  • Idosa (peça completa)
#bienal#arte#cultura
Gabinete de Comunicação