Cônsul Honorário de Portugal em Ribeirão Preto em Vila Nova de Cerveira

2015/02/04

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira recebeu, esta terça-feira, a visita do Cônsul Honorário de Portugal em Ribeirão Preto (Estado de São Paulo, Brasil), Dr. João Caldas, no âmbito da articulação de estratégias de cooperação institucional e empresarial entre os dois países.
Com raízes familiares no Alto Minho, o Dr. João Caldas, com o apoio da direção da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) tem aproveitado para conhecer e contactar os dez municípios do distrito de Viana do Castelo, com o intuito de auscultar potencialidades em diversos setores que possam contribuir para o fortalecimento dos laços entre Portugal e o Brasil, mais concretamente entre as regiões do Alto Minho e de Ribeirão Preto.
No encontro que manteve com o autarca cerveirense, Fernando Nogueira, o Cônsul Honorário de Portugal em Ribeirão Preto abordou as oportunidades existentes na área empresarial, de modo a promover trocas comerciais e apoiar empresas brasileiras a investir em Portugal; nos intercâmbios culturais e sociais entre entidades, projetos e iniciativas dos territórios que estabeleçam cooperação; e na disseminação de boas práticas na educação, estando agendada para setembro a deslocação de um diretor de uma escola em Ribeirão Preto a Portugal para identificar boas-práticas na Gestão e Modelo de Educação de Escolas Primárias, 2º e 3º ciclos, com o objetivo de as implementar no Brasil.
Para além de Cônsul em Ribeirão Preto, o Dr. João Caldas assume ainda funções de Presidente da Casa de Portugal em Ribeirão Preto; Presidente da Sociedade Benéfica Vasco da Gama (São Paulo), que construiu recentemente um hospital; e Membro da Associação Comercial de São Paulo.