Dia do Município: 37 homenageados em cerimónia simbólica

2020/09/30

Para assinalar o Dia do Município (1 de outubro), mas em tempo de pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira teve de limitar a habitual sessão solene de atribuição de medalhas, agendada para o Cineteatro, aos 37 homenageados, alguns familiares e representantes, dando cumprimento às regras emanadas pela Direção Geral de Saúde.

Pela importância para a identidade concelhia, os 699 anos de atribuição da Carta do Foral por D. Dinis a Vila Nova de Cerveira são assinalados, esta quinta-feira, de forma simbólica e comedida, mas com a mesma honra e orgulho intrínseco ao reconhecimento do papel de personalidades e entidades que dão o melhor de si para elevar o nome de Vila Nova de Cerveira.

O programa comemorativo inicia, às 09h30, nos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e, às 15h00, no Cineteatro de Cerveira, a sessão solene que vai distinguir cinco personalidades com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro, nomeadamente João Manuel Araújo Domingues Caldas, que exerceu funções de Presidente de Junta da Freguesia de Covas, em regime de substituição por um período de dois anos, no mandato de 1993 a 1997; José Lopes Gonçalves pela dedicação e empenho com que serviu Vila Nova de Cerveira e os Cerveirenses através do Jornal “Cerveira Nova”; Luís Augusto Esteves Videira pelo espírito empreendedor, determinante para o tecido empresarial e comercial do concelho; Manuel José Oliveira (a título póstumo) pelo caráter empreendedor de sucesso e pelos atos de beneficência para com a comunidade e associativismo local; e o Dr. Nelson Filipe Romeu Puga Costa pelo percurso no mundo desportivo, enquanto atleta e médico desportivo, bem como a projeção que empresta a Vila Nova de Cerveira.

Há duas entidades reconhecidas com a distinção de Medalha de Mérito, grau prata, atribuído à Escola Superior Gallaecia que, ao fim de 25 anos, continua a formar profissionais com a qualidade e o rigor, confirmados pelos inúmeros concursos ganhos por estudantes, diplomados, e pela instituição universitária; e grau cobre à Unisénior de Cerveira, pelo preponderante papel de agente cultural para o progresso da cultura em Vila Nova de Cerveira ao longo de 15 anos.

Durante a sessão solene serão ainda agraciados com a Medalha Municipal de Mérito e Dedicação - grau prata (25 anos de serviço) e grau cobre (15 anos de serviço) - quatro elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira que, sob o lema “vida por vida”, cumprem exemplarmente o seu serviço em prol da defesa dos Cerveirenses e de Vila Nova de Cerveira; e entregue ainda a Medalha Municipal de Serviço Público a 14 funcionários municipais, seis com grau ouro e oito com grau prata.

Como é tradição, os êxitos desportivos alcançados na época 2019/2020 receberão uma meritória Menção Honrosa. Este ano, estão selecionados 12 jovens atletas naturais de Vila Nova de Cerveira que se destacaram no panorama desportivo municipal, com a conquista de vários campeonatos nacionais nas diversas categorias integradas na modalidade do Remo.

Em 2021, Vila Nova de Cerveira assinalará os 700 anos da sua fundação concedida pelo rei D. Dinis através do Foral, pelo que, segundo o autarca local, a Câmara Municipal já está a delinear uma programação especial e alargada que possa envolver os Cerveirenses.

Gabinete de Comunicação