Autarquia continua com esforço financeiro em prol da equidade no abastecimento de água e saneamento no concelho

2020/10/13

Prosseguindo com o investimento na melhoria do abastecimento de água na Freguesia de Covas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de colocar em funcionamento o depósito de Ledo, proporcionando um melhor serviço de distribuição, em quantidade e qualidade, aos residentes daquele lugar. Em cinco anos, já foram investidos cerca de 2ME em infraestruturas de água e saneamento naquela freguesia.

Além da construção, em 2015, de dois reservatórios principais de grande capacidade (lado norte com 200 m3 e o lado sul com 150 m3), as características orográficas únicas da Freguesia de Covas levantaram a necessidade de mais três pequenos subsistemas autónomos, sendo um deles o depósito de Ledo, com 85m3, cuja adução de água e a respetiva ligação à rede de distribuição foi concretizada este ano.

Até ao momento, já foi investido em Covas um valor que se aproxima dos 2ME, estando prevista uma nova empreitada para concluir a 2ª fase da instalação da nova rede com um valor base de 1.5ME, e cujo arranque esta previsto para a segunda quinzena do mês de novembro. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, realça a “execução de investimentos estruturantes no concelho ao nível de abastecimento de água e saneamento, com recurso a um grande esforço financeiro municipal e ainda fruto de candidaturas aprovadas no último ano ao POSEUR e que, no caso concreto da Freguesia de Covas, as obras realizadas correspondem a um investimento superior a 5 mil euros por habitante”.

Detentora de uma rede com mais de 40 anos e um sistema autónomo com 26 captações, a gestão do sistema de abastecimento de água da Freguesia de Covas passou, em janeiro de 2020, para a alçada municipal, por forma a dar resposta a duas necessidades referenciadas. Por um lado, o cumprimento da imposição legal do regulador ERSAR que, todos os anos, apresentava penalizações ao Município - de ordem financeira e de estatuto na excelência da água – pela não execução dos requisitos identificados, e, por outro lado, a promoção de investimentos fundamentais na expansão, renovação e modernização das redes de água e de saneamento.

#aguas#aguasdoaltominho#freguesias
Gabinete de Comunicação