Passar para o Conteúdo Principal

CEVAL dinamizou sessão de esclarecimento 'COMPETE 2020”

Ceval dinamizou sess o de esclarecimento  compete 2020  1 980 2500
2015/01/22

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e o Gabinete de Apoio às Empresas (CAE) do Município de Vila Nova de Cerveira promoveram, esta manhã, uma sessão pública de esclarecimento/divulgação dos apoios financeiros disponíveis, às empresas deste Concelho. Encontro decorreu no CAE - Parque de Atividades de Cerveira, 2º Pólo.
Na sequência da abertura dos primeiros avisos para os concursos de acesso ao Portugal 2020, direcionados para o setor empresarial, esta reunião procurou estabelecer uma série de contactos com empresários cerveirenses para, em conjunto, apresentar candidaturas aos novos fundos comunitários de apoio à qualificação e internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PME).
De sublinhar que se encontram a decorrer, até 13 de Fevereiro, os concursos para apresentação de Projetos Conjuntos integrados no Sistema de Incentivos "Qualificação e Internacionalização das PME", no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
Num primeiro programa pretende-se, com uma comparticipação a fundo perdido de 50% dos custos elegíveis, a internacionalização das empresas portuguesas, com o apoio dos agentes territoriais diretamente envolvidos no processo. Dos diversos custos elegíveis neste projeto destaca-se a participação de feiras e exposições no exterior; estudo/levantamento de potenciais clientes externos; marketing internacional; sites e lojas virtuais.
Igualmente com uma comparticipação a fundo perdido de 50% dos custos elegíveis, o segundo aviso consiste na melhoria da qualificação, competitividade e capacidade de respostas das empresas portuguesas. Destacam-se dos diversos custos elegíveis a melhoria do layout produtivo com vista ao aumento da produtividade; certificação de qualidade; reorganização do espaço; auditoria ambiental; eficiência energética; formação.
A CEVAL, com sede em Vila Nova de Cerveira, representa mais de 5000 empresários dos dez municípios do distrito de Viana do Castelo, agrupados em cinco associações empresariais.