Comunicado PCM: Covid-19: Risco Elevado no Concelho

2020/11/23

Portugal vai entrar num novo estado de emergência, entre as 00h00 desta terça-feira, 24 de novembro, e as 23h59 de 8 de dezembro, com quatro níveis diferentes de avaliação de risco e, consequentemente, com medidas restritivas em conformidade com o escalão em causa.

O concelho de Vila Nova de Cerveira integra o segundo nível, considerado de risco elevado de contágio por Covid-19. Não nos encontramos numa situação nem boa nem má, pois o ideal seria não ter casos.

Graças ao civismo, bom senso e esforço dos Cerveirenses, aparentemente, o número de novos casos confirmados de Covid-19 no concelho tem vindo a diminuir. No entanto, não podemos baixar a guarda, temos de redobrar os cuidados de higienização e de distanciamento social no nosso dia a dia para conseguirmos ter um Natal minimamente aceitável, sabendo que nunca será o desejável.

Cabe a cada um de nós ser responsável e estar vigilante, mantendo o esforço nas próximas semanas, de forma a que na próxima avaliação não aumentemos o nível de risco, pois as regras voltariam a ser ainda mais restritivas.

Neste momento, e pelo menos até 8 de dezembro, temos o dever de cumprimento de recolher obrigatório das 23h00 às 5h00; o comércio fechado às 22h00; a restauração e equipamentos culturais fechados às 22h30; a realização da Feira Semanal volta à normalidade no que diz respeito a decorrer ao longo de todo o dia de sábado, mantendo-se as regras até aqui implementadas ao nível de segurança; o Mercado Municipal também funcionará no horário normal; e haverá uma maior fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório.

A estas medidas mais específicas de risco elevado, temos ainda o dever de cumprimento das medidas gerais nacionais, como o uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho; a proibição de circulação entre concelhos entre as 23h00 de 27 novembro e as 5h00 de 2 dezembro e ainda entre as 23h00 de 4 dezembro e as 5h00 de 9 dezembro; a suspensão das atividades letivas a 30 novembro e 7 dezembro; a tolerância de ponto a 30 de novembro e 7 de dezembro.

Sublinho ainda a importância de evitar deslocações, dando prioridade às estritamente imperiosas para garantir o dia a dia, e reforço a necessidade de se ter em atenção que há medidas diferentes para os vários concelhos, conforme o mapa do novo estado de emergência.

O esforço tem sido colossal, quer para famílias quer para empresários, com um enorme impacto negativo na economia, mas não podemos deitar tudo a perder. Temos de continuar a calcorrear este caminho difícil, onde cada um de nós desempenha um papel fundamental na prevenção e contenção da pandemia Covid-19.

Agradeço a compreensão de cada Cerveirense para com estas medidas tão restritivas, que limitam as nossas liberdades individuais que tanto prezamos e temos de continuar a defender, mas a saúde pública tem de ser sempre salvaguardada.

Vila Nova de Cerveira, 23 de novembro de 2020,
O Presidente da Câmara Municipal,