AECT Rio Minho aprova plano de atividades e orçamento para 2021

2020/12/16

A Assembleia Geral do AECT Rio Minho reuniu, esta terça-feira, através de videoconferência, com o objetivo da aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para o próximo ano, e cujo investimento global é de 377.700 euros, em parte cofinanciado pelo Programa Interreg V A.

A execução do Plano de Atividades 2020 ficou marcada pelo encerramento das fronteiras entre Portugal e Espanha (16 de março a 15 de junho), e pelo impacto da crise pandémica COVID 19 que provocou o cancelamento e/ou adiamento de diversas ações relacionadas com a execução dos projetos cofinanciados pelo Programa Interreg V A. Desta forma, uma das prioridades do Plano de Atividades e Orçamento 2021 do AECT Rio Minho é procurar recuperar estes atrasos na execução de ações não realizadas no exercício de 2020, com destaque para a conclusão dos projetos Smart_Miño e Visit_Rio_Minho.

A consolidação institucional do AECT Rio Minho e desenvolvimento territorial do Rio Minho Transfronteiriço apresenta-se também como uma das prioridades para 2021, apostando, por um lado, no reforço do trabalho em rede com as dinâmicas locais de cooperação transfronteiriça (A Guarda-Caminha-O Rosal; Cerveira-Tomiño; Valença-Tui; Monção-Salvaterra-As Neves; Melgaço-Arbo-Crecente), através da implementação do projeto RED_LAB_Minho e da conclusão do projeto Smart_Miño, ambos cofinanciados pelo Programa Interreg V A e, por outro lado, no processo de articulação do AECT Rio Minho com entidades regionais, nacionais e europeias.

O diretor do AECT Rio Minho afirma que “o papel ativo, interventivo e cooperativo que este agrupamento territorial tem conseguido concretizar, com destaque nos últimos meses, revela o conjunto de ideias, de projetos e de interesses comuns que merecem a devida e reconhecida atenção”. Fernando Nogueira realça que "o rio Minho, as suas populações e toda a envolvente carecia de um mecanismo que incidisse na sua defesa, preservação e valorização”. “O futuro passa por promover um trabalho contínuo, consistente e uniforme para uma cooperação transfronteiriça verdadeiramente imprescindível, principalmente para o ano 2021 bastante desafiante para a recuperação socioeconómica de ambos os lados da fronteira”, acrescenta.

A conclusão do projeto Visit_Rio_Minho, cofinanciado pelo Programa Interreg V A será também realizada através da parceria com a CIM Alto Minho e a DEPO nas atividades de coordenação geral e na execução/conclusão das ações relacionadas com a estruturação da Marca Rio Minho.

Será também dado destaque ao processo de identificação de obstáculos à mobilidade e integração transfronteiriça no território do Rio Minho e à promoção de parcerias multinível para a apresentação de propostas de soluções na área dos transportes públicos transfronteiriços de passageiros e na área da gestão da rede Natura 2000 do Rio Minho, potenciadas através da participação na iniciativa B-Solutions – Boosting Growth and Cohesion in EU Border Regions - , promovida pela Comissão Europeia e pela Associação de Regiões Fronteiriças da Europa.

A integração da “Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030” nos planos nacionais e regionais de programas de apoio à cooperação transfronteiriça para o próximo período de apoio de fundos comunitários 2021-2027, bem como a criação de uma Intervenção Territorial Integrada Transfronteiriça– ITI- serão também uma das grandes prioridades do AECT Rio Minho para o exercício de 2021.

O AECT Rio Minho - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho - é uma pessoa coletiva de direito público, constituída em fevereiro de 2018 pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pela Deputación Provincial de Pontevedra, com vista a promover a cooperação territorial transfronteiriça.

#covid19#aectriominho#riominho
Gabinete de Comunicação