Comunicado PCM: COVID-19: Concelho em Risco Moderado, mas sem baixar a guarda

2020/12/18

Com a renovação do estado de emergência, em vigor entre as 00h00 de dia 24 de dezembro e as 23h59 de 7 de janeiro, o Governo de Portugal revisou o nível de risco de transmissão de Covid-19 por concelhos.

Vila Nova de Cerveira desce para o risco moderado, o mais baixo dos quatro escalões, ficando com o dever de cumprimento das medidas nacionais, não havendo restrições específicas. Esta seria uma excelente notícia, se fosse de caráter definitivo, mas com este novo coronavírus nada pode ser dado como garantido, pela sua atuação invisível e imprevisível. Hoje estamos no risco mais baixo de contágio, mas em poucos dias a situação pode rapidamente chegar ao nível máximo.

O contexto em que nos encontramos neste preciso momento resulta da consciência, vigilância e responsabilidade dos Cerveirenses. Mas não é por descermos para risco moderado que podemos baixar a guarda. Este é um caminho que se faz em conjunto, a pensar uns nos outros, por isso as cautelas têm de continuar a existir e até serem redobradas.

Estamos a aproximar-nos de quadras festivas onde o sentimento de partilha está à flor da pele. E é aqui que temos de ponderar e refletir minuciosamente as decisões e as atitudes. Somos alto-minhotos, por isso somos de tradições e de manifestar afetos. Esperemos que para no próximo ano possamos voltar a comemorar esta quadra natalícia com toda a emoção, ou até maior, mas este ano não podemos arriscar.

Fica o apelo para não haver facilitismos e continuarmos esta caminhada de esforço. Hoje, mais do que nunca, o melhor presente de Natal é saúde, a nossa e a dos outros.

Vila Nova de Cerveira, 18 de dezembro de 2020,
O Presidente da Câmara Municipal,