Câmara Municipal transfere 310 mil euros para as Juntas de Freguesia em 2021

2020/12/23

A transferência de verbas diretas para as 11 freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira para 2021 mantém-se inalterada: 310 mil euros. A este montante acresce a atribuição de apoios extraordinários, de índole financeira e/ou logística, que, a título de exemplo, ao longo de 2020, correspondeu a mais de 500 mil euros.

Todos os anos, por altura da preparação do Orçamento e Grandes Opções do Plano, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reúne todos os Presidentes de Junta de Freguesia, de forma coletiva e individual, para auscultar as necessidades e perspetivas para o novo ano.

Devido aos constrangimentos da pandemia Covid-19, Fernando Nogueira deslocou-se a cada uma das freguesias para aprofundar as prioridades de intervenções para 2021 dos executivos locais. Explicando não existir margem para aumentar as transferências diretas, o autarca cerveirense garantiu manter a dinâmica de atribuição de apoios extraordinários pontuais que se apresentem necessários para o desenvolvimento da freguesia e que, ano após ano, representam uma quantia avultada do orçamento.

Após aprovação por unanimidade em sede de reunião de câmara, esta proposta de transferência de verbas para as freguesias foi analisada, esta sexta-feira, 18 de dezembro, pela Assembleia Municipal tendo sido aprovada por maioria.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2021, com um valor de cerca de 20ME. As funções sociais - educação, segurança e ação social - são as áreas prioritárias para enfrentar um contexto de grande incerteza provocado pela pandemia Covid-19.

#freguesias#câmara
Gabinete de Comunicação