LowPlast: Uma parceria internacional para reduzir os plásticos descartáveis!

2020/12/29

LowPlast - a Arte de reduzir o Plástico é um projeto de sensibilização ambiental, financiado por EEAGrants (@eeagrantsportugal), promovido pelo Aquamuseu do rio Minho- Município de Vila Nova de Cerveira, através do qual se pretende sensibilizar para a necessidade urgente de reduzir os plásticos descartáveis que flutuam nas nossas águas, que podem permanecer centenas de anos a contaminar todo o ambiente que nos rodeia, e que são, sobretudo, plásticos de utilização única, vindos das nossas atividades diárias.

O projeto LowPlast tem três principais eixos de atuação, que estão a ser desenvolvidos e adaptados passo-a-passo, face às atuais circunstâncias, e que englobam:

• Ações de recolha e classificação de resíduos nas margens e no rio Minho, nas quais as pessoas podem participar ativamente, com espaço para debate acerca de alternativas sustentáveis. Em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (@APLixoMarinho) e em articulação com o Município de Setúbal, estas ações são replicadas no rio Sado, evidenciando o trabalho em conjunto para um objetivo comum.
  • Formação dirigida ao funcionamento de bares de praia, alojamentos, restaurantes e fast-food, e também com pescadores e mariscadores, no sentido de reduzirem os plásticos descartáveis. Para tal, estão a ser produzidos Guias de Boas Práticas e será implementado um Selo de Boas Práticas nos estabelecimentos.
  • Sensibilização através da arte, dirigida ao público em geral, com a mensagem a ser transmitida através de elementos artísticos instalados em Vila Nova de Cerveira e Setúbal, uma forte componente deste projeto, dinamizada com recurso às valências artísticas dos parceiros Fundação Bienal de Cerveira (@bienaldecerveira), que abraça a temática do projeto na XXI Bienal de Arte, e o Instituto Interdisciplinar de Artes da Noruega - DTK - Det Tverrfaglige Kunstinstitutt (@kunstskole), que procura conectar o trabalho dos seus estudantes e as formas de expressão de artistas noruegueses, aos objetivos deste projeto.

Na reunião online de dezembro, os parceiros do projeto analisaram as perspetivas de trabalho no atual contexto de pandemia, com a motivação renovada e esperança num 2021 melhor, em todos os sentidos!

#lowplast #reduzirplástico #reduzirplásticodescartável #riossemplástico #oceanossemplástico #stopsingleuseplastic #reduceplastic #cleanrivers #cleanoceans #wastefreeoceans

LowPlast – the Art of Reducing plastic is an environmental awareness project financed by EEAGrants (@eeagrantsportugal), promoted by Aquamuseu do rio Minho - Vila Nova de Cerveira Municipality, aiming to raise awareness to the urgent need to reduce disposable plastics that float on our water, that may remain for centuries polluting our environment, and that are mostly single-use plastic, from our daily life. This project has three main activities, which are being adapted and conducted to tangible circumstances:

• Waste collection and classification in Minho River and riverbanks, actively engaging citizens and promoting open dialogue about sustainable solutions. These actions will also take place in Sado River, in partnership with the Portuguese Marine Litter Association (@APLixoMarinho) in collaboration with Setúbal Municipality, highlighting the team work to a common purpose.
  • Formative actions targeted at beach bars, local accommodation, restaurants, fast-food, fishermen and shell fishers, pointing at the reduction of disposable plastics. Best Practice Guidelines and a Best Practice Seal are being developed to reach and encourage good changes at these local business and stakeholders.
  • Awareness through Art Installations, targeted to general public, in Vila Nova de Cerveira and Setúbal, represent a strong project component, developed with the artistic skills the and sensitivity of the partners, Fundação Bienal de Cerveira (@bienaldecerveira), which is embracing this thematic at the XXI Art Biennal and the Interdisciplinary Art Institute- DTK - Det Tverrfaglige Kunstinstitutt (@kunstskole), which is connecting student’s classroom work and Norway’s artists forms of expression to the scope of this project.

At the online project meeting, in December, work perspectives were analyzed regarding the actual pandemic context, and project partners reinforced their motivation and hope for a better 2021, in all senses!

#stopsingleuseplastic #reduceplastic #cleanrivers #cleanoceans #wastefreeoceans

#reciclagem#lowplast