Comunicado PCM: COVID-19: Apelo ao cumprimento do confinamento anunciado

2021/01/13

Portugal, no seu todo, e o Alto Minho, mais especificamente, está a deparar-se, neste momento, com uma situação dramática no aumento de novas infeções por Covid-19.

Para conseguir travar esta escalada epidemiológica, o Presidente da República prorrogou o Estado de Emergência e o Governo já decretou um novo confinamento geral, com medidas ainda muito restritivas, e para as quais apelo à população de Vila Nova de Cerveira o cumprimento e o maior respeito pela contenção social.

Durante estes longos meses, o esforço dos Cerveirenses revelou-se muito positivo e compensador, mas, provavelmente, algum alívio na autovigilância, durante o período entre o Natal e o Ano Novo, teve um grave impacto no país e também no nosso concelho, com reflexo na sociedade e nas nossas instituições.

Estamos a viver um período ainda mais difícil, e no qual temos de nos focar e reforçar toda a nossa atenção. Mais do que nunca, cada um de nós tem de mostrar realmente o seu altruísmo, a sua solidariedade e a sua preocupação para com os outros.

As implicações são muito graves, quer na saúde pública, quer na nossa economia. As novas medidas que vão vigorar representam mais um duro golpe para o nosso comércio, para as nossas empresas e, por isso, a responsabilidade de cumprimento tem de ser total para que, brevemente, possamos regressar progressivamente à normalidade.

Apelo novamente para que sejam contidos, sejam conscienciosos, não facilitem.

Vila Nova de Cerveira, 13 de janeiro de 2021,
O Presidente da Câmara Municipal,