Inauguração da Loja Interativa de Turismo abriu novos horizontes do Governo para o Castelo de Cerveira

2015/01/09

Vila Nova de Cerveira conta, a partir de hoje, com um espaço moderno e dinâmico de promoção turística. A inauguração da Loja Interativa de Turismo decorreu esta manhã, com a presença do Ministro-Adjunto do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro que, perante os apelos do Presidente da Câmara Municipal para ajudar a desbloquear o dossier que envolve o Castelo, deixou a garantia de “uma reação em tempo útil”.
A receção decorreu na Praça do Município ao som do Hino a Vila Nova de Cerveira, entoado pelas vozes do Coral Polifónico e do Coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira, para depois ter lugar o descerramento da placa de inauguração presidido pelo autarca local, Fernando Nogueira, e pelo governante, Poaires Maduro. Diversas entidades locais e regionais, autarcas de Concelhos vizinhos e população assistiram a este ato solene.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, esta parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal é “estratégica para a promoção das nossas riquezas patrimoniais, ambientais e artísticas que são motor do desenvolvimento do Concelho”.
A intervenção de Fernando Nogueira enalteceu “a beleza natural e patrimonial ímpar” com a qual o Concelho foi bafejado, exemplificando com o Castelo, “um dos principais ex-libris mais visitados por turistas”. Aproveitando a oportunidade, o edil solicitou ao Ministro “os seus bons ofícios junto da tutela a fim de desbloquear este dossier que há muito preocupa os cerveirenses”.
Na sua intervenção, o Ministro Poaiares Maduro começou por responder ao apelo do autarca, garantindo que já teve a oportunidade de falar e expor esta situação à Secretária de Estado do Tesouro, comprometendo-se a dar ao Município “uma reação em tempo útil a estas preocupações manifestadas”.
Poiares Maduro referiu-se ainda ao Turismo como um dos setores mais dinâmicos de Portugal, com crescimentos notáveis em 2014, realçando o papel que tem tido na recuperação do nosso país. “Temos de crescer e criar emprego, mas faze-lo de forma sustentável e competitiva, com os fatores únicos de cada território a diferenciar-nos a nível global”, assegurou.
Por sua vez, o vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Jorge Magalhães, salientou o novo equipamento como uma mais-valia para o Concelho, confirmando que o processo de implementação desta Rede de Lojas Interativas já está ativo em 40 das 52 Municípios.
Após as intervenções, seguiu-se uma visita ao interior do espaço coordenada pela Drª. Isabel Castro, técnica do porto e Norte de Portugal, com explicações e demonstrações da interatividade das valências tecnológicas e conteúdos disponibilizados, e no exterior tempo para uma selfie com as entidades representadas, confirmando a funcionalidade dos equipamentos colocados ao dispor dos visitantes. De recordar que esta nova estrutura turística vem substituir o antigo Posto de Turismo, localizado junto à Praça do Município, tendo sido objeto de um investimento de 169.955,08 euros, com uma comparticipação de 144.461,82 euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON 2) através do FEDER, eixo prioritário II.
A Associação Cultural e Recreativa do Divino Salvador de Covas ainda cantou as Janeiras ao Ministro-Adjunto, com uma letra própria e sugestiva ao momento: a importância da resolução do impasse do Castelo para devolvê-lo aos Cerveirenses. Seguiu-se uma visita guiada pelo centro histórico da vila, com destaque para o Castelo de Cerveira. A visita do governante terminou com a inauguração da exposição do Acervo da Fundação Bienal de Cerveira.