Contratação de empréstimos bancários e dívida municipal ao longos dos últimos 20 anos

2021/02/12

Prosseguindo com uma política baseada no princípio da transparência municipal, o atual executivo do Município de Vila Nova de Cerveira elaborou uma análise contabilística para perceber e dar a conhecer qual tem sido a variação entre a dívida municipal e os empréstimos bancários utilizado, ao longo dos últimos 20 anos. Os valores constantes do quadro abaixo plasmado constam dos respetivos Documentos de Prestação de Contas.

tabela contas municipais

*Este empréstimo de 2018 foi utilizado para a amortização total do empréstimo do Município de Vila Nova de Cerveira contraído em 18/12/2009, no valor utilizado à data de 2.600.000,00. Tratou-se, portanto, de uma renegociação de dívida com condições de pagamento e juros muito mais favoráveis para a autarquia.

Notas adicionais

• Em 2020, foi utilizado como empréstimo bancário o valor de 248.198,34, no entanto, a dívida MLP foi amortizada no valor de 395.821,33, pelo que, apesar de se ter contraído este empréstimo, ainda se verificou uma diminuição de dívida a médio-longo prazo de 47.622,99.
  • De realçar ainda que, no final de 2020, a dívida total comprometida (operações em curso) aos fornecedores e empreiteiros correspondia a 186.323,67, dos quais cerca de 4.000,27 era dívida efetiva.
  • A dívida total do Município é constituída pelas dívidas a médio longo prazo acrescidas pelas dívidas de curto prazo, nomeadamente empreiteiros, fornecedores e operações de tesouraria (dinheiro existente em conta bancária do Município referente a cauções, de empreitadas e dívidas em trânsito ao Estado).

Vila Nova de Cerveira, 12 de fevereiro de 2021,
O Presidente da Câmara Municipal,