Passar para o Conteúdo Principal

Conhecer a Truta-Arco-Íris

Truta arco iris 1 1 980 2500
2021/02/17

Dado o encerramento ao públco devido à pandemia Covid-19, o Aquamuseu do rio Minho promove, em formato online, aquela que seria a exposição bimestral - fevereiro e março - dedicada à “Truta-Arco-Iris”.

A Truta Arco-Íris é um salmonídeo originário da América do Norte que foi introduzido na Europa para reprodução em cativeiro em aquacultura. Apesar de ser considerada uma espécie de água doce, esta truta pode ter um comportamento migratório em alguns casos muito parecido ao da truta marisca. Na bacia hidrográfica do rio Minho é possível encontrá-la no rio Coura, assim como num afluente do rio Sil (rio Lor), na Galiza.

De corpo fusiforme, geralmente é esverdeada com numerosos pontos negros e uma banda rosada ao longo da zona da linha lateral. A sua barbatana dorsal é constituída por entre dez a doze raios, a barbatana anal por dez raios ou menos, apresentando manchas escuras, e a barbatana caudal apresenta dezanove raios.

Estes salmonídeos, muito apreciados na pesca desportiva, podem ter uma vida bastante longa pois chegam a poder viver 11 anos, sendo que a sua postura ocorre entre os meses de novembro e abril. Normalmente, o seu tamanho máximo não excede os 40 cm, podendo contudo chegar a ultrapassá-lo e atingir tamanhos até aos 120 cm com e um peso de cerca de 20 kg.

Esta espécie compete com outras espécies de salmonídeos pois ocupa habitats semelhantes, possui uma alimentação bastante diversificada pois são capazes de comer crustáceos, insetos, larvas de insetos e anelídeos, e comparando com outros salmonídeos é capaz de tolerar águas mais paradas, menos oxigenadas e temperaturas mais elevadas.

#aquamuseu#riominho
Gabinete de Comunicação