Passar para o Conteúdo Principal

Vítimas e Voluntários da Covid-19 evocados na Assembleia Municipal

Votos de pesar   am 12 fevereiro 1 980 2500
2021/02/17

As irreversíveis consequências provocadas pela pandemia Covid-19, mas também algumas das boas ilações que se podem retirar deste tempo excecional, foram abordadas pelos membros da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira, reunidos em sessão ordinária de 12 de fevereiro, apresentando votos de pesar e de louvor, aprovados por unanimidade, com as diferentes bancadas com assento neste órgão deliberativo a associarem-se.

Destacando que “quem passa por nós deixa algo, algo grande, a saudade”, a Bancada do Movimento Independente Pensar Cerveira – PenCe apresentou um voto de pesar pelos utentes falecidos no surto do Lar Maria Luísa e pelas demais vítimas mortais do concelho de Vila Nova de Cerveira, propondo e tendo sido cumprido um minuto de silêncio.

A Bancada do Partido Socialista começou por lembrar os números de pessoas infetadas e de óbitos a nível mundial, considerando-os de “avassalador, devastador e assustador”, para traçar o percurso concelhio nesta pandemia. Numa primeira fase com pouca incidência, mas que nas últimas semanas viria a ter uma evolução, quer nos novos casos confirmados quer de óbitos. Porque “não são apenas números, mas pessoas que pereceram” foi apresentado um voto de pesar.

Não obstante, e se é verdade que esta pandemia despoletou um dos piores momentos mundiais a vários níveis – sanitário, económico, social… -, também é verdade que tornou visível um sentimento muitas vezes adormecido na sociedade: a generosidade e a coragem de muitas pessoas, nomeadamente os voluntários. Desta forma, a Bancada do Partido Socialista apresentou um voto de louvor à ação dos voluntários que se constituiu como “um fiel exemplo de compromisso com as causas sociais”, ao qual as restantes bancadas também se associaram.

Já no período de intervenções políticas, uma deputada do PenCe voltou a lembrar o surto do Lar Maria Luísa, para deixar publicamente os merecidos agradecimentos a todas as entidades, profissionais, colaboradores, utentes, familiares, Cerveirenses no geral, e ao Município de Vila Nova de Cerveira por todo o apoio, ajuda e solidariedade.

#covid19
Gabinete de Comunicação