Covid-19: Processo de vacinação no concelho já está em movimento

2021/02/25

Depois dos profissionais de saúde, de utentes e colaboradores de lares, dos elementos da GNR e dos Bombeiros Voluntários, 330 cerveirenses com idade superior a 80 anos receberam, esta quinta-feira, a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no Centro Municipal de Vacinação instalado no Fórum Cultural de Cerveira. Processo arrancou no concelho com sinais normais de expetativa e alguma ansiedade para “um dia em que é relançada a esperança”, segundo o autarca Fernando Nogueira.

Eram 09h30 e chegavam os primeiros idosos previamente contactados pelo Centro de Saúde do concelho para serem inoculados contra a Covid-19. Fruto de uma estreita colaboração entre a ULSAM e o Município de Vila Nova de Cerveira, o Centro Municipal de Vacinação assegura todas as condições indispensáveis para que o processo decorra com toda a segurança, “além da singularidade, a nível nacional, de proporcionar a usufruição de algumas obras de arte afetas à Bienal de Cerveira, uma mais-valia até para aliviar os receios e as incertezas relativamente ao desconhecido”.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira sublinhou “o início de uma nova fase, de esperança pela retoma de alguma liberdade e normalidade ao quotidiano a que estávamos habituados. No entanto, ainda será um processo moroso”. Fernando Nogueira afirmou que, “apesar de a vacinação ser de adesão voluntária, a população sénior do concelho está consciente da importância e a aceitação foi massiva”, realçando o “grande empenho do Município e das juntas de freguesia que, através de contactos de proximidade, estão a disponibilizar transporte gratuito para a deslocação ao Centro Municipal de Vacinação”.

Cumprindo todas as diretrizes subjacentes à vacinação, nomeadamente a preparação e o recobro necessário, o Centro Municipal de Vacinação de Vila Nova de Cerveira tem uma capacidade máxima de vacinação de 350 pessoas por dia, tendo neste primeiro dia sido convocados 330 seniores com mais de 80 anos, num universo de 700 identificados pelo Centro de Saúde do concelho. Para esta sexta-feira, estão convocadas 132 utentes, alguns dos quais já incluídos no grupo de pessoas entre os 50 e 65 anos com patologias associadas.

A enfermeira em funções de chefia no Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira, Carla Ribas, explicou que “estão a ser feitos todos os esforços para se conseguir vacinar nas próximas duas a três semanas todos os munícipes que integram os grupos prioritários desta 1ª fase, de acordo com as orientações e a disponibilização de vacinas”. A profissional de saúde destacou ainda que o processo de vacinação Covid-19 no Alto Minho apresenta “caraterísticas únicas, em resultado de uma plena articulação com todos os municípios e juntas de freguesia”.

O Centro Municipal de Vacinação de Vila Nova de Cerveira é composto por quatro gabinetes de vacinação, uma secretaria de apoio, um posto de apoio para a equipa médica, duas salas de espera e duas salas de recobro, além de um espaço para preparação de vacinas e uma área para a equipa de higienização e desinfeção.

Testemunhos do ‘Sim’ imediato à vacinação

A aguardar na sala de recobro, Maria Teresa Rocha foi a primeira munícipe a ser vacinada e assegurou que “não estava nada enervada, pois queria muito tomar a vacina”, acrescentando que “com esta doença não se brinca, e é muito importante a vacinação. Todos deviam ser vacinados”.

Muito bem-disposto, com 91 anos, José do Paço, também reforçou a importância da vacina, informando que já tem a segunda toma agendada para o dia 18 de março. “Confesso que estava um pouco ansioso, não por mim, mas o meu maior receio era de passar a doença aos meus familiares, que são jovens e precisam de trabalhar”. E deixou ainda um apelo: “A vacinação é importante, mas o uso da máscara também, e na minha caminhada diária vejo muita gente sem essa responsabilidade, e a andar com a máscara ou no braço ou no queixo, e não deve ser assim”.

• Primeiro dia de vacina
#covid19#comunidade