Covid-19: Vacinação de maiores de 80 anos continua esta quinta-feira

2021/03/03

Após a disponibilidade de mais vacinas contra a Covid-19 para o Alto Minho, o Centro Municipal de Vacinação de Vila Nova de Cerveira vai prosseguir, esta quinta-feira, com a inoculação de aproximadamente 300 pessoas com idade igual ou superior a 80 anos. Para os munícipes com dificuldades nas deslocações, a Câmara Municipal garante transporte gratuito, tendo apenas de comunicar essa necessidade ao presidente da respetiva junta de freguesia.

O processo de vacinação comunitária no concelho de Vila Nova de Cerveira arrancou há precisamente uma semana, com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 a 329 pessoas maiores de 80 anos e a 110 com idades entre os 50 e os 64 anos, com patologias associadas, dando cumprimento ao Plano Nacional de Vacinação.

Para esta quinta-feira está agendada a vacinação de aproximadamente 300 pessoas com 80 ou mais anos, que reúnam as condições de saúde para receber a primeira toma da vacina da Pfizer, e na sexta-feira será a vez de colaboradores de IPSS’s em falta, por se tratar da vacina da AstraZeneca que, de acordo com a Direção Geral de Saúde, até estarem disponíveis mais dados, esta vacina deve ser preferencialmente utilizada para pessoas com 65 ou menos anos de idade.

Como é habitual, a notificação dos cidadãos tem sido realizada a partir do Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira, com supervisão da ULSAM. Uma vez que este processo de vacinação tem de respeitar vários e complexos passos, entre os quais um recobro de 30 minutos, solicita-se às pessoas que se desloquem ao Centro Municipal de Vacinação, instalado no Fórum Cultural de Cerveira, no horário pré-estabelecido, por forma a não provocar aglomeração de utentes.

Os cerveirenses contactados para a vacinação que não disponham de viatura própria, de retaguarda familiar ou manifestem dificuldades de mobilidade devem dar conhecimento à junta de freguesia, de forma a agilizar o transporte gratuito disponibilizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

#covid19
Gabinete de Comunicação