Passar para o Conteúdo Principal

Médico especialista António Lúcio Baptista oferece publicação internacional na qual participa

Antonio lucio baptista 1 980 2500
2021/03/12

O médico especialista em cirurgia cardiovascular e munícipe de Vila Nova de Cerveira, o Doutor António Lúcio Baptista, entregou, esta quarta-feira, ao Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, um exemplar do livro coletivo “Towards a Better World – Tourism, pandemics, Climate Emergency and Human Rights”, no qual consta um artigo da sua autoria dedicado à “Vulnerabilidade do Turismo”.

O edil Fernando Nogueira agradeceu a apresentação mais personalizada e aprofundada desta obra de cariz internacional e com grande atualidade, felicitando o conterrâneo pelo seu intenso dinamismo colaborativo e pela partilha de conhecimentos, em prol da consolidação de um futuro mais sustentado e saudável transversal a diversas áreas. Dado ser do interesse do público em geral, o livro vai estar disponível na Biblioteca Municipal.

A publicação, elaborada durante a pandemia Covid-19 e editada em Berlim pela GlobeEdit nos últimos dias de dezembro 2020, compila textos em inglês de 16 autores de diferentes países, com temas mais prementes e agravados pela crise social em curso - o turismo, a pandemia, a emergência climática e os direitos humanos -, deixando ainda sugestões e orientações para sair da crise.

No seu texto intitulado “Vulnerabilidade do Turismo”, o Dr. António Lúcio Baptista não só faz uma análise da situação atual, como aponta caminhos de inovação para o relançamento do turismo e, principalmente, do turismo saúde e bem-estar. A sua participação escrita incide sobre a sua visão do momento numa ótica humanista, nomeadamente sobre o problema das migrações, da fome, das doenças e direitos humanos lançando desafios para futuro.

De sublinhar que o Doutor António Lúcio Baptista, médico especialista em cirurgia cardiovascular, é presidente da ALTEC e membro emérito da direção da European Laser Association, investigador e docente de pós-graduações da Universidade de Alcalá de Madrid. É escritor e consultor em saúde, além de desenvolver projetos de investigação e inovação no campo laser médico, robótica e inteligência artificial com o IPCA e Universidade do Minho. É ainda um dos vice-presidentes da Associação Mundial de Turismo Saúde e Bem Estar.

Com distribuição mundial, o livro foi concebido no âmbito da Associação Mundial de Turismo Saúde e Bem Estar, presidida pelo Prof. Viegas Fernandes e com sede em Portugal.

#covid19
Gabinete de Comunicação