Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira retomada a 10 de abril

2021/03/26

Dando cumprimento ao Plano de Desconfinamento aprovado pelo Governo português, o Município de Vila Nova de Cerveira aprovou, em reunião de câmara desta sexta-feira, retomar a Feira Semanal no dia 10 de abril. Esta 2ª fase de desconfinamento contempla ainda a reabertura ao público da Loja Interativa de Turismo, já a partir de 5 de abril.

A Resolução do Conselho de Ministros de 13 de março veio estabelecer uma estratégia de levantamento em quatro fases das medidas de confinamento, no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19, e na qual se prevê a possibilidade de reabertura de feiras e mercados não alimentares a partir de 5 de abril, condicionada a decisão municipal.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira considera existir condições de prevenção necessárias para que a Feira Semanal, que acontece aos sábados, seja retomada a 10 de abril, mantendo-se a obrigatoriedade do uso de máscara ou viseira por parte dos feirantes e comerciantes e dos clientes; o distanciamento físico adequado entre lugares de venda, quando possível; a obrigatoriedade de higienização das mãos e de etiqueta respiratória, bem como a disponibilização obrigatória de soluções desinfetantes cutâneas, nas entradas e saídas do recinto da feira e nas instalações sanitárias; e medidas de acesso e circulação relativas à gestão dos acessos ao recinto da feira, de modo a evitar uma concentração excessiva, quer no seu interior, quer à entrada; além do plano de limpeza e de higienização do recinto no período posterior à realização da feira.

Por sua vez, a Feira de Artes e Velharia, que se realizada aos segundos domingos e cada mês, também está de regresso, precisamente a 11 de abril.

No que diz respeito a equipamentos municipais está agendada a reabertura ao público, a 5 de abril, da Loja Interativa de Turismo, ficando adiado, para dia 1 de maio, o Aquamuseu do Rio Minho, por estar a ser alvo de uma intervenção de manutenção.

As presentes medidas serão avaliadas de acordo com o desenrolar da situação epidemiológica no concelho e de âmbito nacional, mediante as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo de Portugal.

#covid19#câmara
Gabinete de Comunicação