Passar para o Conteúdo Principal

Já estão no terreno os CENSOS 2021

Base post 1200x1200 a 1 980 2500
2021/04/06

Desde esta segunda-feira, 5 de abril, o Instituto Nacional de Estatística vai realizar os CENSOS 2021, em articulação com as autarquias locais, conforme decorre da legislação nacional, dando continuidade à mais longa e consistente série estatística nacional sobre a população e a habitação.

A realização dos CENSOS 2021 surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade por parte do INE que definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos censos e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores, que a operação comporta no atual contexto epidemiológico.

A resposta aos CENSOS 2021 vai ser concretizada preferencialmente pela Internet, permitindo uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos.

A primeira fase é a distribuição das cartas pelos recenseadores em todos os alojamentos do território nacional com os códigos necessários à resposta aos CENSOS 2021 através da Internet (ou telefone). A fase de resposta tem início a 19 de abril, preferencialmente até dia 3 de maio.

Para responder pela internet:

  • Fácil - Aceda a censos2021.ine.pt
  • Seguro - Digite o código e a password indicados na carta que recebeu do INE
  • Rápido - Responda às questões e quando terminar selecione “Entregar”

 

Quando a resposta pela Internet não for possível, tem ao seu dispor outras formas de participação nos Censos 2021, nomeadamente:

  • Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
  • e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública);
  • Autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protoloco de Saúde Pública.

Se precisar de ajuda:
Linha de Apoio 210 54 20 21

Ao longo de mais de 150 anos, os Censos têm colocado à disposição da sociedade o maior retrato estatístico de Portugal. Os organismos públicos, as entidades privadas e os cidadãos em geral, reconhecem a utilidade da informação censitária, enquanto fator essencial para a planificação de serviços ou para a definição de políticas em áreas como a educação, a saúde, a habitação e o emprego.

Mais informação, consulte o website Censos 2021

#comunidade
Gabinete de Comunicação