OP 2015: Votação das propostas finalistas já arrancou

2015/09/01

Através da plataforma online ou do modo presencial nos Paços do Concelho e nas sedes das Juntas de Freguesia. Tudo a postos para a fase de votação dos 14 projetos admitidos, no âmbito do Orçamento Participativo 2015 do Município de Vila Nova de Cerveira. As propostas podem ser consultadas em http://op.cm-vncerveira.pt/. Período de votação aberto durante todo o mês de setembro.
Neste momento, estão contabilizados 47 participantes registados e com acesso à votação. Este processo de registo tem de ser efetuado online, através do preenchimento de um formulário no Portal do OP. Para quem não tem facilidade de acesso à Internet, a Câmara Municipal disponibiliza apoio presencial, quer nos Paços do Concelho, quer nas sedes das Juntas de Freguesia, onde estará presente uma pessoa para proceder às explicações necessárias e disponibilizado um computador para a votação.
Cada pessoa registada tem direito a apenas um voto, sendo que os jovens com idades entre os 15 e 35 anos têm a possibilidade de votar uma vez no Orçamento Participativo Jovem e uma outra no Orçamento Participativo Geral.
A vereadora Aurora Viães apela ao registo e votação da população cerveirense neste processo de democracia, sublinhando que está a ser colocada nas mãos dos cidadãos a possibilidade de selecionarem e aprovarem projetos para o desenvolvimento do concelho, num investimento total de 100 mil euros.
Recorde-se que, de um total de 32 propostas apresentadas (29 para o Orçamento Participativo Geral e 3 para a vertente Jovem), 14 propostas vão a votação. De salientar que 15 propostas da área da Inovação e Modernização foram agregadas devido à sua similaridade e foram ainda excluídas duas propostas na área da Inovação e Modernização, pois os seus autores enviaram as fichas de apresentação incompletas, e uma outra na área da Reabilitação do Património porque não se enquadra dentro das competências da autarquia.
O(s) projeto(s) vencedor(es) será(ão) apresentado(s) a 1 de Outubro, decorrendo ainda durante todo esse mês um período de recolha de sugestões para o próximo OP.