Inaugurada a eletrificação da Linha Ferroviária do Minho

2021/04/26

O Primeiro-Ministro, António Costa, inaugurou, esta segunda-feira, a empreitada de modernização do troço ferroviário entre Valença e Viana do Castelo. A cerimónia contou com uma viagem inaugural entre as duas cidades do Alto Minho para assinalar a conclusão da eletrificação da Linha do Minho, e na qual marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira.

Destacando a prioridade do Governo para com a modernização da ferrovia como “o maior investimento dos últimos 100 anos em Portugal”, António Costa considerou essa aposta “uma revolução no transporte de mercadorias”. O Primeiro-Ministro adiantou ainda que a ferrovia “é absolutamente decisiva para fortalecimento da capacidade e da competitividade desta grande região que é a Galiza e o Norte de Portugal”.

Num investimento superior a 19 milhões de euros, a intervenção compreendeu a eletrificação do troço da Linha do Minho com cerca 49 quilómetros, entre Viana do Castelo e a fronteira em Valença. Com a concretização desta última empreitada, a Linha do Minho fica dotada com o sistema de tração elétrica em toda a sua extensão (134 quilómetros), entre a cidade do Porto e a fronteira com Espanha, em Valença.

Complementarmente à entrada em circulação do Comboio Intercidades Valença-Lisboa, a CP – Comboios de Portugal revelou-se sensível aos vários apelos encetados contra a supressão do comboio regional n.º 3202, nomeadamente a insurgência do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, que classificou de “rude golpe” a suspensão do transbordo nos apeadeiros como Carvalha e Gondarém.

Como alternativa, a CP – Comboios de Portugal optou por avançar com uma reorganização dos horários, colocando outro comboio regional, o n.º 3200, a sair de Valença às 05h49 com paragem em todas as estações e apeadeiros, com chegada prevista a Viana do Castelo às 6h40. No sentido inverso, ao início da manhã, o Regional 3201 sai de Viana do Castelo às 8h05 com chegada prevista a Valença às 9h01. O preço do bilhete será de 4,65 euros.

Créditos Fotografia: Município de Valença

Gabinete de Comunicação