Dez anos de música filarmónica em Cerveira

2015/09/08

“É já um dos melhores festivais do género do país”. As palavras são do presidente da Cervaria – Associação Cultural e Recreativa, António Barbosa, para definir o Festival de Bandas de Música, cuja X edição está agendada para o próximo dia 20 de setembro, no Terreiro.

Para assinalar os 10 anos de existência, o Festival de Bandas de Música conta com a participação de cinco bandas convidadas - ‘Velha’ de Barroselas, Amigos da Branca (Aveiro), Vale de Cambra, Carregosa (Oliveira de Azeméis) e Trofa – que prometem uma agradável tarde filarmónica.

Organizado pela Cervaria, Associação Cultural e Recreativa, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, este evento alia a música aos conceitos de tradição, intercâmbio cultural e convívio, resultando no sucesso que, ano após ano, traz à ‘Vila das Artes’ inúmeras pessoas oriundas de vários pontos de Portugal e da vizinha Galiza.

Segundo o dirigente da coletividade, António Barbosa, este evento procura preservar a forte tradição filarmónica transmitindo-a às gerações vindouras, ressalvando que a continuidade da cultura filarmónica está bem entregue aos jovens que demonstram um grande interesse ao apostarem na sua formação musical.

O edil cerveirense, Fernando Nogueira, sublinha o “papel interventivo das Bandas Filarmónicas na sociedade, seja ao nível da formação musical, seja como centros de socialização locais e inter-relacionais”. “Temos que preservar as tradições dos nossos antepassados e dar a conhecê-las aos mais jovens, incrementando-lhes o gosto”, acrescenta.

No período da manhã de domingo, 20 deste mês, decorre o tradicional desfile das bandas participantes neste certame pelas ruas do centro histórico, para durante a tarde apresentarem os seus repertórios no concerto com início às 15h00.