Dia Internacional do Bombeiro - Mensagem do PCM

2021/05/04

Os bombeiros são o verdadeiro braço armado da proteção civil municipal, a quem os Cerveirenses muito devem.

O concelho de Vila Nova de Cerveira orgulha-se de ter uma corporação muito bem organizada. Homens e mulheres ao serviço das populações e na defesa do património, muitas vezes arriscando a vida, tanto em caso de incêndios como em todo o tipo de catástrofes ou calamidades bem como nos diversos tipos de acidentes.

Ser bombeiro é uma vocação, ostentando o ideal de altruísmo e regendo-se pelo lema da ajuda ao próximo. Indubitavelmente, é de realçar a coragem, a abnegação e o humanismo dos homens e mulheres que, ao longo do tempo, têm bem servido os Cerveirenses.

É fundamental que os bombeiros sejam dotados de todas as condições necessárias para salvaguardar o seu trabalho, com segurança, e promovendo uma intervenção eficiente e eficaz. Provavelmente, face às condições económicas difíceis que o país tem vindo a enfrentar, o poder central nem sempre reconhece devidamente o trabalho dos bombeiros, faltando muitas vezes com os meios essenciais para uma função cada vez mais exigente e complexa, que precisa de apoio social, moral e financeiro.

Cabe a cada um de nós saber valorizar o seu papel e agradecer a prontidão.

Muito obrigado!

#covid19#bombeiros