Dia da Europa - Mensagem do PCM

2021/05/09

A 9 de maio assinala-se a construção de uma Europa comunitária que procura efetivar conceitos de paz e unidade. Mas comemorar esta efeméride é também relembrar que a Europa precisa de ser continuadamente trabalhada!

Sou otimista por natureza e penso que a Europa ‘Unida na Diversidade’ já travou muitas batalhas, ultrapassou inúmeros obstáculos e conquistou grandes vitórias. Não obstante, também me considero realista e o trabalho da Europa e dos Europeus ainda está longe de estar terminado.

A Pandemia Covid-19, que vivemos e cujos efeitos ainda vão perdurar, colocou a descoberto muitas das fragilidades que persistem numa Europa que, além de solidária economicamente, se quer afirmar cada vez mais solidária e social.

É preciso uma estratégia enraizada na cooperação inteligente das administrações regionais e estatais, dos agentes públicos e privados, sem descurar a essência que é uma cidadania mais participativa, inclusiva e sustentável.

Apesar de ser um pequeno ponto no grandioso mapa da Europa, o Município de Vila Nova de Cerveira tem vindo a reforçar o interesse e a preocupação pelas questões europeias, estando envolvido, desde 2015, na concretização de cerca de 20 projetos europeus, seis dos quais na qualidade de coordenador.

Somos Europa. Somos Europeus. Por uma verdadeira Europa!

9 de maio de 2021,

O Presidente da Câmara Municipal,