Cerveira-Tomiño lança plataforma online de gestão de serviços e cartão da Eurocidade

2021/06/01

Com uma dinâmica de cooperação transfronteiriça orientada para a melhoria da qualidade de vida de ambas as pessoas, a Eurocidade Cerveira-Tomiño apresentou, este sábado, uma plataforma tecnológica de gestão dos serviços e equipamentos públicos com utilização partilhada, bem como o respetivo Cartão da Eurocidade. A presidir a sessão pública, a Ministra da Coesão Territorial felicitou os autarcas “pelo empenho, visão e inteligência depositada na gestão desta cooperação”. Mecanismo estará acessível publicamente dentro de um mês.

A opção pelas instalações da Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira para acolher esta apresentação simbólica não foi fruto do acaso, mas por ser o exemplo mais representativo da partilha e da otimização de equipamentos e serviços públicos, com cerca de 60% dos utilizadores oriundos da Galiza, pelo que será o equipamento-piloto da ‘Eurocidade Online’. Para concretizar o acesso eletrónico foi lançado, simultaneamente, o Cartão da Eurocidade Cerveira-Tomiño, que identifica os residentes e não residentes em ambos os concelhos.

"A Eurocidade Cerveira-Tomiño é dos melhores exemplos que temos de cooperação transfronteiriça”, começou por dizer a Ministra da Coesão Territorial, referindo-se “ao trabalho precursor na concretização dos desígnios da estratégia assinada, em outubro passado, na Cimeira luso-espanhola da Guarda”. A governante Ana Abrunhosa afirmou estar perante “uma dinâmica que não é vulgar”, e que deve servir “de inspiração a todos os municípios de fronteira”.

“Nesta Eurocidade vamos muito adiantados. No dia-a-dia, a coisa mais importante na vida pública é a que está a ser muito bem trabalhada aqui, a prestação de um serviço de excelência aos munícipes. Hoje falamos de mais e melhor acesso a serviços, evitando a duplicação de equipamentos. Terão todo o apoio do Governo de Portugal para continuarem a desenvolver projetos desta dimensão", acrescentou.

O autarca cerveirense, Fernando Nogueira, manifestou-se convicto de que este projeto piloto “possa ser replicado a outros serviços e equipamentos deste território comum, e até, quem sabe, a outros níveis”. Opinião partilhada pela alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, justificando que “a não duplicação de serviços e equipamentos permite respostas e investimentos para outras necessidades”.

Com a expetativa de lançamento dentro de um mês, a plataforma ‘Eurocidade Online’ agrega a gestão dos serviços e equipamentos públicos com utilização partilhada dos concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, mas também poderá ser utilizada por outras entidades que ofereçam serviços neste território comum. Cofinanciada pelo INTERREG V-A, a plataforma divide-se em dois separadores - Recursos e Eventos, através de um acesso universal, fácil e seguro.

Já o Cartão Eurocidade Cerveira-Tomiño tem dois perfis de utilização - residentes e não residentes -, pressupondo uma capacidade de adaptação e ampliação da oferta de serviços disponibilizados.

• Cartão da Eurocidade
#covid19#cooperaçãotransfronteiriça#eurocidade#cerveira-tomino#riominho