Dia Mundial da Criança: Animação circense, teatro e prendas alusivas aos 700 Anos do Município

2021/06/02

“Ri, brinca e sonha: A tua missão é ser feliz”! Foi com esta mensagem inscrita em balões, e com a presença de uns divertidos e coloridos palhaços em andas, que as cerca de 500 crianças da rede pública e privada do pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Vila Nova de Cerveira foram recebidas, esta terça-feira, à chegada à escola. Autarquia voltou a proporcionar um Dia Mundial da Criança animado, adocicado e com direito a prendas personalizadas sobre os 700 Anos do Município.

Pela vasta experiência e sucessiva participação no ‘Perlim’, os atores do Grupo Spirit – Somnium fizeram as delícias dos mais pequenos, protagonizando momentos de grandes gargalhadas com as hilariantes performances da trupe de circo moderno, mas também uma grande interação com a peça teatral ‘Ananões’, dada a vertente lúdico-didático sobre o processo de reciclagem e a preservação ambiental.

As atividades previstas decorreram por turmas e, maioritariamente, ao ar livre, nos espaços de recreio dos centros escolares, dando cumprimento às regras ainda em vigor devido à pandemia Covid-19. Para a Vereadora da Educação, Aurora Viães, “este dia teve um maior significado” por causa de todo o contexto pandémico ainda presente, “porque as crianças viveram meses de confinamento e precisam de ações como estas, que suscitem alegria e algum convívio, sempre de acordo com as condicionantes”.

As surpresas prolongaram-se ao longo do dia, com a oferta de um gelado para a sobremesa, e uma prenda muito especial associada aos 700 anos do Município. Cada criança recebeu um livro de atividades onde são convidadas a descobrir as diferenças da bandeira do concelho, a pintar o edifício dos Paços do Concelho, a encontrar palavras identificativas de Cerveira na ‘sopa de letras’, a colorir o brasão de Cerveira e a desenhar o Cervo. Sendo conhecida como a ‘Vila das Artes’ a última página desse caderno é dedicada à veia artística de cada criança, para a elaboração de um desenho livre sobre o que mais apreciam em Vila Nova de Cerveira.

Complementarmente, ainda foi oferecido um puzzle muito singular que tem por base uma pintura de Vila Nova de Cerveira do escudeiro Duarte D’Armas, constante no ‘O Livro das Fortalezas’, e que remonta ao ano de 1509.

Além de suscitar a curiosidade e de contribuir para a aprendizagem sobre episódios históricos importantes de Vila Nova de Ceveira, estas prendas têm ainda intrínseco um desafio: cada criança elaborar um desenho do centro histórico de Vila Nova de Cerveira e enviar para os serviços culturais, através do email cultura@-vncerveira.pt

• Dia da Criança 2021
#covid19#escola#comunidadeescolar