IX Triatlo da Amizade acontece já este domingo

2015/09/15

Ás 14h45, do próximo domingo, 20 de setembro, no Cais de Goián é dado o ponto de partida para a IX edição do Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño. Este ano, a prova integra o projeto ‘Ponte da Amizade – Europa Sem Fronteiras’, no âmbito de uma candidatura ao Programa Europe for Citizens. A apresentação do evento decorreu esta manhã, em Tomiño.

Apesar de ser relativamente recente, o Triatlo da Amizade está perfeitamente consolidado no calendário da modalidade, tanto em Portugal como na Galiza e, ano após ano, vai cativando atletas federados e não federados dos dois países. As inscrições para esta edição ainda estão a decorrer, com a organização a prever que o número de participantes ultrapasse os 200, contando com a presença de atletas e equipas de elite dos dois lados.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da prova, esta manhã, em Tomiño, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Vitor Costa, destacou a cooperação transfronteiriça nas mais diversas áreas de intervenção e com um excelente envolvimento das duas comunidades, com o Triatlo da Amizade a ser um bom exemplo. Já o teniente-alcalde do Concello de Tomiño, Uxio Benitez, frisou que esta “é uma das atividades mais importantes para o Concello e que tem duplo objetivo: a promoção do desporto e a partilha de serviços e atividades, de forma a contribuir para a aproximação dos Municípios e das gentes de Cerveira e Tomiño”.

O decurso da prova foi pormenorizado pelo representante da Federação Galega de Triatlo, Paco Vilanova. Com alternância a cada ano do ponto de partida, a edição de 2015 do Triatlo começa no Cais de Goián com a prova de natação de 750 metros até ao Cais de Vila Nova de Cerveira, onde estará situada a primeira área de transição. De seguida, a prova de ciclismo (BTT) disputar-se-á em Portugal, com três voltas pela Avenida de Tomiño, Forte de Lovelhe e posterior ida até Goián pela Ponte da Amizade, com a chegada ao Cais, num total de 19,6 kms. A corrida desenvolve-se em torno do Forte de San Lourenzo, Goián, ao longo de 5000 metros.

De forma a garantir o futuro do evento desportivo e despertar o interesse dos mais novos, a organização mantém, no período da manhã, 10h30, em Vila Nova de Cerveira, a realização de um Circuito Regional Jovem que consiste igualmente numa prova de natação com distância adaptada aos diferentes escalões; em BTT cujo percurso é de ida e volta na Avenida de Tomiño; e a Corrida num percurso de ida e volta na Avenida dos Pescadores.

Este ano, e de forma a promover e sensibilizar para o conceito da Europa dos Cidadãos, o Triatlo da Amizade encerra o projeto intitulado ‘Ponte da Amizade – Europa Sem Fronteiras’ que consiste num conjunto de atividades socioculturais e desportivas ao longo de cinco dias.

O Triatlo da Amizade é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e do Concelho de Tomiño, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Triatlo e da Federação Galega de Triatlo. Em disputa estará o Troféu da Amizade, uma obra da autoria do escultor espanhol Arcádio Blasco designada “Encontros de Culturas” e que, desde a primeira edição, é o símbolo do Triatlo da Amizade.

O período de inscrições ainda está a decorrer até sexta-feira na Galiza, e até domingo, em Portugal, sendo que os interessados deverão contactar a federação de triatlo do respetivo país.