Águas do Norte reforça abastecimento de água em “alta” em Mangoeiro

2021/06/14

A Águas do Norte está a executar a empreitada de ligação do reservatório de Mangoeiro, na Freguesia de Gondarém, ao subsistema de abastecimento de água de S. Jorge, com vista ao reforço de abastecimento de água em “alta” no concelho de Vila Nova de Cerveira.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira recorda que a empreitada em causa “faz parte dos compromissos assumidos pela empresa há já 20 anos, aquando da formalização do contrato entre a Câmara Municipal e a Águas do Norte (antigas Águas do Minho e Lima, S.A. e, posteriormente, Águas do Noroeste)”. Fernando Nogueira sublinha que, “após muita insistência e persistência, a empresa está finalmente cumprir o que estava estabelecido e concretizar o necessário e justificado reforço do abastecimento de água, de forma a suprir falhas de caudal, pressão e qualidade, na sua grande maioria à Freguesia de Gondarém, com especial incidência no lugar de Mangoeiro, e em casos de emergência ter potencial de acudir no abastecimento à Freguesia de Sopo”.

Os trabalhos a realizar em Mangoeiro incluem a instalação de cerca de 2,5km de condutas de abastecimento de água, a construção do reservatório, o fornecimento e instalação de uma central hidropressora na estação elevatória de Bagoada, e a execução das respetivas ligações aos reservatórios já existentes, permitindo o aumento da cobertura de abastecimento de água.

Com um investimento de cerca 670 mil euros, e um prazo de execução de 360 dias, a intervenção da Águas do Norte incide no sistema de abastecimento de água de S. Jorge, mas também no de Lapela, no concelho de Valença, por estarem integrados no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, reforçando o abastecimento de água em “alta” ao Município de Vila Nova de Cerveira, mas também ao de Valença.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, onde se integra o município de Celorico de Basto, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

#obras#freguesias#câmara
Gabinete de Comunicação