Jogos de luz e cenários multimédia invadem espaços públicos emblemáticos do centro histórico

2021/07/07

Se reparar num ‘Giant Allien’ na cúpula da Piscina Municipal não se assuste. Entre esta sexta-feira e domingo, Vila Nova de Cerveira lança o desafio de partir à descoberta dos 10 espaços públicos identificados com 10 espetáculos de luz e cor, da autoria de 10 artistas e arquitetos nacionais e internacionais de renome. O ‘UMBRA – Festival Internacional de Artes e Multimédia’ é um evento inovador que acontece durante três noites, a partir das 22h00.

Durante este fim-de-semana, percorrer as ruas do centro histórico de Vila Nova de Cerveira apresenta-se como um momento único para absorver e celebrar a relação da luz com a natureza, tendo o património histórico como denominador comum.

Com organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, o ‘UMBRA - Festival Internacional de Artes e Multimédia’ vem consolidar o Município de Vila Nova de Cerveira como um concelho atento e atuante no panorama artístico nacional e internacional, através da experimentação e da atividade expositiva como meio de reflexão sobre a arte e a cultura visual contemporânea.

Os 10 artistas foram selecionados por um júri especializado, após lançado concurso público, em março, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira para a apresentação de propostas de instalações luminosas que convidassem o visitante a experimentar desafios ambientais e culturais diferenciadores.

Este evento manterá o centro histórico de Vila de Cerveira aberto e iluminado nas noites de 9, 10 e 11 de julho, sendo uma oportunidade única de, através de intervenções artísticas, conhecer os seguintes espaços: Igreja Matriz de São Cipriano, Castelo, Edifício da Piscina Municipal, Jardim da Piscina Municipal, Edifício Solar dos Castros, Edifício da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Vila Nova de Cerveira, Largo de São Sebastião, Praceta Jaime Isidoro, Largo 15 de Fevereiro e a Ponte da Amizade.

Deixe-se contagiar pela vida que o ‘UMBRA - Festival Internacional de Artes e Multimédia’ vai despertar à noite. Este é o lema do evento que resulta da candidatura RIMA – Rede Intermunicipal de Música & Arte, financiada pelo NORTE-04-2114-FEDER-000598.

Locais | Artista | Obra

• Castelo | Nerea Castro (ES) | VESSELS: FRAGMENTS [interactive installation]
  • Edifício da Igreja Matriz de São Cipriano | Grandpa's LAB (PT) | Weatherfall
  • Edifício da Piscina Municipal | ProSpirit (PT) | Giant Allien