Município é parceiro do projeto “Alto Minho + Inclusivo”

2021/06/09

Procurando dar resposta às debilidades sociais referenciadas no Alto Minho, tornando o território socialmente mais inclusivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a executar o projeto “Alto Minho + Inclusivo” em parceira com a CIM Alto Minho, sete municípios e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E, através da dinamização de iniciativas de inovação e experimentação social e de animação territorial.

Enquanto parceiro, o Município de Vila Nova de Cerveira tem duas atividades a implementar no terreno, por um lado, a elaboração do Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social do concelho, para identificar as problemáticas e necessidades do território nas várias dimensões sociais e definir as estratégias locais de desenvolvimento social local; e por outro lado, a criação e implementação de um software destinado à gestão de informação dos utentes do serviço de ação social, acompanhamento e monitorização da intervenção social efetuada dirigida à população mais vulnerável.

O “Alto Minho + Inclusivo” é resultado de uma candidatura submetida ao Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, num investimento total para o concelho na ordem dos 53 mil euros, comparticipado pelo FSE em mais de 45 mil euros. Entre os objetivos mais prementes do projeto consta uma maior eficiência e qualidade dos serviços prestados na área social, maior articulação interinstitucional na intervenção social e uma maior capacidade de resposta dos serviços.

#açãosocial
Gabinete de Comunicação