Encontro Luso-Galaico 'Trobadores & Soldadeiras' domingo no Jardim do Aquamuseu do Rio Minho

2021/07/14

Integrada no programa de comemorações do 16º Aniversário do Aquamuseu, a iniciativa "Trobadores & Soldadeiras" Encontro Luso-Galaico dará a conhecer a criação de novos arranjos para canções tradicionais, um momento único de redescoberta e reinvenção da música de raiz luso-galaica. O concerto está agendado para as 18h00 de domingo (18 de julho), no Jardim do Aquamuseu.

A atividade é promovida pelo “Projeto Cardo” e o “Ideal Clube de Fado”, que desenvolveram projetos musicais com as populações dos 10 municípios do Alto Minho. Em Vila Nova de Cerveira, a parceria envolve o coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira e dará a conhecer a criação de novos arranjos para canções tradicionais, um momento único de redescoberta e reinvenção da música de raiz luso-galaica.

Este encontro propõe uma atenção renovada à herança cultural Galego-Portuguesa e à riqueza imaterial da música e da língua, mas também um esforço criativo de expansão deste património, através da produção de novos temas e músicas num trabalho com as comunidades.

O projeto é cofinanciado por: Norte2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).