Câmara coloca parque transfronteiriço na agenda dos Negócios Estrangeiros e Cooperação

2015/09/22

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira deslocou-se a Lisboa, na última quinta-feira, para uma reunião de apresentação do Parque Castelinho-Fortaleza a responsáveis de duas entidades com competências na matéria. Encontro foi promovido pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Luís Campos Ferreira, no seguimento da visita a este concelho em julho passado.

Sustentado no conceito “dois países, um destino”, o projeto transfronteiriço Parque Castelinho-Fortaleza que inclui uma travessia pedonal sobre o rio Minho foi dado a conhecer ao Presidente da Delegação Portuguesa da Comissão Interministerial de Limites e Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas, Embaixador Rui Lopes Aleixo, e à Direção Geral dos Assuntos Europeus.

Durante a apresentação no Palácio das Necessidades, o edil cerveirense explicou aos responsáveis presentes que estes dois espaços urbanos das frentes ribeirinhas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño pretendem complementar as suas valências nas margens do rio Minho (Castelinho e Fortaleza), num único espaço, através de uma comunicação sustentável através do rio. De acordo com Fernando Nogueira, a concretização deste projeto só será possível através da ligação das duas margens através de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, fazendo a ligação entre os dois parques.

Por sua vez, Campos Ferreira demonstrou disponibilidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação para colaborar na agilização de contactos entre Portugal e Espanha, designadamente através do acompanhamento da tramitação deste processo para as entidades interministeriais competentes.

Recorde-se que em julho passado, à margem da cerimónia de Hastear da Bandeira de adesão do 1º território transfronteiriço à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a Amizade Cerveira-Tomiño apresentou a Agenda Estratégica e os projetos prioritários ao Secretário de Estado, solicitando a colaboração do Ministério na sua concretização.

O parque transfronteiriço Castelinho-Fortaleza resultará da junção do Parque de Lazer do Castelinho (Vila Nova de Cerveira) e do Espaço Fortaleza de Goián (Tomiño), com uma área atual de 6 ha mas que, a médio prazo, com as ampliações previstas pelos dois Concelhos, corresponderá a uma área total de 15 ha.

Integrado no projeto Amizade Cerveira-Tomiño, os dois Concelhos estão a proceder à preparação de candidatura comum aos fundos comunitários, com especial enfoque no Programa de Cooperação Interreg V – A Espanha-Portugal (POCTEP), 2014-2020, cuja abertura se prevê para o mês de outubro.