Noites de Fado’21: Dois fins-de-semana, quatro fadistas, quatro concertos

2021/08/05

Marco Rodrigues, Katia Guerreiro, Sara Correia e Aldina Duarte são os convidados da edição 2021 das ‘Noites de Fado’ de Vila Nova de Cerveira. Reserve na agenda as noites de 6, 7, 13 e 14 de agosto. Bilhetes disponíveis na Loja Interativa de Turismo, no website da Eurocidade Cerveira-Tomiño ou no próprio dia no local.

A homenagem ao fado num registo intimista com o público volta a subir ao palco da ‘Vila das Artes’, num cenário obrigatoriamente diferente devido aos condicionalismos provocados pela Covid-19, mas um sucesso já comprovado após a realização dos concertos do Cerveira Acústica’ 21. Após reflexão e alcançados os pareceres favoráveis dos técnicos e de saúde pública, o Centro Municipal de Atletismo afigurou-se como a escolha mais correta, tendo em conta a dimensão do espaço e o facto de acolher quase 1000 pessoas, além de garantir todas as condições de segurança necessárias.

Os concertos iniciam às 22h00, com as portas do recinto a abrirem às 20h30. Os bilhetes encontram-se à venda na Loja Interativa de Turismo, na Plataforma Eurocidade Online ( https://eurocidadeonline.cm-vncerveira.pt/#/home ) e no próprio dia no local dos concertos com um preço de 7€, havendo ainda a possibilidade de packs para os quatro concertos, a 20€.

06 Agosto \ Sexta-feira - CONCERTO COM MARCO RODRIGUES

Marco Rodrigues apresenta ao vivo “Copo Meio Cheio”, o seu novo disco, sucessor de “Fados do Fado”, nomeado para um Grammy Latino. Com produção de Tiago Machado, “Copo Meio Cheio” não é um disco de fado, é um disco de Marco Rodrigues, onde a sua identidade e a sua incrível capacidade interpretativa se encontram mais definidas do que nunca. Em palco, acompanhado por um irrepreensível trio de fado e um set de bateria e percussão, Marco Rodrigues apresentará para além de alguns temas de “Copo Meio Cheio”, muitos dos sucessos que marcaram a sua carreira, como “Homem do Saldanha” e “Rosinha dos Limões” e alguns fados tradicionais incontornáveis.

07 Agosto \ Sábado - CONCERTO COM KATIA GUERREIRO

Produzido por José Mário Branco e gravado, entre abril e maio de 2018, o novo disco de Katia Guerreiro chama-se “Sempre” e conta com a participação dos seus músicos, companheiros de tantas viagens e aventuras pelo mundo fora naquela que é a sua principal missão e, com o seu fado, representar a música, a poesia e a alma portuguesa. A par de dois ou três temas que se podem considerar Fado Canção, na sua grande maioria o reportório deste disco parte das composições mais tradicionais do Fado. Este disco, por tudo o que tem ao seu redor, marca uma mudança na carreira de Katia, mas quando se é fadista uma vez é-se fadista sempre e cada vez mais.

13 Agosto \ Sexta-feira - CONCERTO COM SARA CORREIA

Em Portugal, a crítica celebrou a estreia de Sara Correia, e aplaudiram unanimemente aquela a quem chamaram a “grande voz da nova geração”. O álbum “Sara Correia” valeu-lhe, em 2019, duas nomeações na primeira edição dos prémios Play, os Prémios da Música Portuguesa, o Prémio Revelação da Rádio Festival. Neste momento, Sara Correia apresenta ao vivo o muito aclamado novo álbum “Do Coração”. Com o fado tradicional onde imprime o seu poder como ninguém, conviverão temas escritos e compostos para a sua voz, tornando-os Fados.

14 Agosto \ Sábado - CONCERTO COM ALDINA DUARTE

Aldina Duarte apresenta o seu mais recente trabalho “Roubados” ao vivo. Tal como acontece no disco, Aldina Duarte cria as suas novas versões a partir de originais por si “roubados” que diz serem insuperáveis; arrisca e ousa todas as alterações de modo a trazê-los para a singular autenticidade fadista, numa busca de verdade que é uma constante nas suas interpretações, recorrendo ao jogo rítmico na divisão dos versos, que sempre a fascinou, usando e abusando até do contratempo (o chamado “roubado” na gíria musical dos fadistas), relevando a música das palavras no seu sentido e na sua poesia, afirmando a sua visão destas histórias cantadas. O espetáculo integra ainda os fados que marcam o percurso de mais de 25 anos de Aldina Duarte no Fado.

#cultura#arte
Gabinete de Comunicação