Município anunciou propostas vencedoras do OP 2015

2015/10/02

Implementação de Internet para Todos e criação de um espaço adaptado à prática de Airsoft foram as duas propostas vencedoras da edição 2015 do Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira, apresentadas publicamente noDia do Município. Formato renovado e interativo deste processo contou com a participação de quase 10% da população cerveirense.

Já são conhecidos os dois projetos que a população cerveirense quer ver executados no concelho no âmbito do Orçamento Participativo. Com uma percentagem de 70,81%, a proposta vencedora do OP Geral visa a disponibilização de uma rede WIFI nas freguesias do Município, contribuindo para o desenvolvimento local e para o aumento da qualidade de vida dos Cerveirenses.

No Orçamento Participativo Jovem, a proposta que acolheu o maior interesse da comunidade cerveirense foi apresentada por Fábio Coelho para a criação de um projeto pioneiro de prática desportiva de Airsoft, através da formação de uma associação juvenil que ficaria responsável pela gestão e manutenção do espaço, criando uma equipa que represente Vila Nova de Cerveira a nível nacional.

Apear de não ser um mecanismo novo no concelho, o Orçamento Participativo 2015 de Vila Nova de Cerveira adotou, pela primeira vez, um conceito inovador com a criação de uma plataforma online exclusiva para o processo de apresentação de propostas e posterior votação. A boa recetividade da população ficou patente nos números de registros, com um total de 934 inscritos, correspondente a quase 10% da população total do concelho. Comparativamente com outras ferramentas idênticas a nível nacional, a taxa de participação de Vila Nova de Cerveira é excelente para esta primeira edição online.

O presidente da Câmara Municipal enalteceu o interesse e a participação dos cerveirenses, agradecendo a confiança no processo. Fernando Nogueira garantiu a continuidade deste mecanismo de cidadania ativa no próximo ano, com a introdução de algumas melhorias necessárias. Após concluído este processo de participação pública, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira compromete-se a avançar com a execução dos dois projetos vencedores ainda no decorrer deste ano.

Durante este mês de outubro está ainda prevista a recolha de sugestões para o OP 2016 e, em novembro, a realização de uma Assembleia Participativa para apresentação do novo Regulamento.