Exposição D. Dinis – O Fundador de Vila Nova de Cerveira

2021/09/01

No âmbito da comemoração dos 700 Anos da Fundação de Vila Nova de Cerveira, a Câmara Municipal, através do Arquivo Municipal, apresenta uma exposição dedicada a D. Dinis, o Fundador de Vila Nova de Cerveira.

Patente até ao final do ano, a exposição aborda o Homem, o Rei, a Vida e o Reinado de D. Dinis, procurando relembrar a História e dar a conhecer outras estórias.

Não havendo uma inauguração propriamente dita, devido aos condicionalismos provocados pela pandemia Covid-19, o Arquivo Municipal vai estar de portas abertas, este sábado, 4 de setembro, entre as 09h00 e as 17h00, podendo depois ser visitada de segunda a sexta-feira, no período normal de funcionamento.

Algumas breves curiosidades. Recorda-se que:

• D. Dinis, o sexto rei de Portugal, teve com um reinado de 46 anos?
  • Promulgou diversos forais, com o intuito de beneficiar várias terras relativamente ao seu ≪povoamento e desenvolvimento económico≫?
  • O Foral de Vila Nova de Cerveira foi atribuído a 1 de outubro de 1321?
  • Procurou consolidar as ≪linhas fronteiriças envolventes do reino≫, reconstruindo e reparando numerosos castelos e fortalezas que se encontravam em ruínas, para segurança do território?
  • Ficou conhecido como O Lavrador graças a uma série de medidas implementadas, com vista à proteção da agricultura e da pesca, orientadas para o desenvolvimento das várias regiões?
  • Também conhecido como “Poeta” ou “Trovador”, pelas cantigas que compôs e pelo desenvolvimento da poesia trovadoresca a que se assistiu no seu reinado?
#cultura#câmara#700anos#arquivo
Gabinete de Comunicação