Nota de Pesar pela morte do Doutor Jorge Sampaio

2021/09/10

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira lamenta profundamente o falecimento do ex-Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio (1939-2021).

Construtor de ‘pontes’ e de consensos, o Doutor Jorge Sampaio ficara eternizado pela sua posição e atuação de defensor acérrimo dos princípios e valores da verdadeira democracia, da liberdade e igualdade. O anúncio da sua morte esta sexta-feira, dia 10 de setembro, é uma perda irreparável para a Democracia e para Portugal.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira endereça as mais sentidas condolências à sua família.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS (1989-1992), presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995) e Presidente da República (1996 e 2006).

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens sem acesso à educação.

Créditos de fotografia: RTP1